II Colóquio de Educação Histórica tem início nessa terça-feira

II Colóquio de Educação Histórica tem início nessa terça-feira

Nesta terça-feira começa o II Colóquio de Educação Histórica da Unicentro. Organizado pelos Departamentos de História de Irati e de Guarapuava e pelo Programa de Pós-Graduação em História, o evento tem como objetivo incitar reflexões acerca da Educação Histórica a partir da articulação entre a pesquisa e o ensino, discutindo metodologias e abordagens de temas contemporâneos que forneçam suporte para a aprendizagem da disciplina nas escolas.

O II Colóquio de Educação Histórica também traz convidados que desenvolvem pesquisa e discussão nessa área de ensino de História. São temas pertinentes ao ensino de História na contemporaneidade, num momento em que vivemos um período de crise econômica, pandemia, crise de valores, ataque à diversidade, à democracia e até à ciência”, detalha a coordenadora do evento, professora Nádia Guariza, sobre os objetivos do Colóquio.

O evento contará com três mesas redondas nos dias seis, sete e oito de outubro, sempre às 19h30, com transmissão pelo YouTube. A primeira convidada é a professora da Universidade Estadual de Maringá, Márcia Teté (https://youtu.be/AzEu7elUwrY). “Eu começo na terça-feira, dia 6, às 19h30, falando do negacionismo no ensino de História. Espero que assistam e gostem”, convida Márcia. 

Na quarta-feira, dia sete, o professor da Universidade Estadual Paulista, a Unesp, Ronaldo Cardoso vai ministrar a webconferência intitulada “Por uma aprendizagem histórica com sentido para a vida: desafio em tempos de crise” (https://youtu.be/tJ_qGbiiXk4). Fechando a programação do Colóquio de Educação Histórica na Unicentro, na quinta-feira, dia oito, “Os desafios de ensinar temas históricos difíceis, dolorosos ou traumáticos” serão abordadospela professora da Universidade Estadual de Londrina, Marlene Cainelli (https://youtu.be/wujB794EDrk).

A coordenadora do evento destaca que o II Colóquio de Educação Histórica da Unicentro destina-se tanto ao público dacomunidade acadêmica local e regional, como também a professores e gestores das escolas de ensino fundamental e médio de Irati e região. “Vai contribuir particularmente aos graduandos do curso de História, não só de Irati, mas deGuarapuava, pois nós estamos fazendo um evento em parceria com o curso de Guarapuava e também o Programa de Pós-Graduação em História. Também são bem-vindos professores da educação básica, tanto da rede municipal, estadual e da rede particular”, diz Nádia. As inscrições para o II Colóquio de Educação Histórica da Unicentro podem ser feitas gratuitamente pelo site evento.unicentro.br. As palestras transmitidas no canal do YouTube da Coorti Campus de Irati.

Deixe um comentário