Coordenadoria de Apoio ao Estudante promove encontros semanais para apoiar alunos da Unicentro

A saúde mental dos estudantes de graduação e pós-graduação e a evasão universitária são temas recorrentes dentro e fora da Unicentro. E, em tempos de pandemia e de distanciamento social, esse debate ganhou ainda mais força. Por isso, a Corae, que é Coordenadoria de Apoio ao Estudante, lançou o projeto Permanecendo na Universidade. Uma vez por semana, os estudantes são convidados a se encontrarem virtualmente para conversar, sempre com a mediação de profissionais da saúde.

A chefe da Divisão de Apoio ao Estudante e coordenadora do projeto, professora Carla Blum Vestena, conta que o objetivo é ouvir e apoiar estudantes que estejam sofrendo de algum tipo de problema desencadeado pela vida acadêmica.“O projeto Permanecendo na Universidade tem como objetivo apoiar os estudantes na tentativa de diminuir a evasão na universidade e o sofrimento psíquico em relação as demandas que cada um traz”.

A professora Carla ainda explica que os próprios alunos podem sugerir os temas que serão trabalhados e discutidos nos encontros.“A sua importância está na questão de apoiar e auxiliar o universitário a superar os desafios da vida acadêmica e universitária. Nesse momento de pandemia, percebemos que esse projeto se torna ainda mais importante em função de tantas demandas que os universitários estão tendo que superar e resolver no dia-a-dia. O apoio da Coordenadoria e da Assistência Estudantil se faz muito necessário nesse momento”, afirma.

Os encontros são acompanhados pela psicóloga Janaína Blanski. Ela destaca que o grupo de apoio quer ajudar os estudantes a encararem a rotina universitária de forma mais leve. “Esse grupo visa fazer esse atendimento de uma forma mais leve, mais livre. Então, nós vamos fazer com alguns temas específicos em alguns encontros, outros nós estamos pensando em fazer rodas de conversa. Também o apoio psicopedagógico para questões que os acadêmicos estão sentindo em relação ao aprendizado, do que poderia de algum modo para auxiliá-los nisso. Muitas vezes, a dificuldade de aprendizagem acaba fazendo com que os acadêmicos saiam, não permaneçam na universidade. O interesse maior é cada um possa trazer suas angustias”, diz Janaína.

O projeto conta ainda com uma equipe de residentes em psicologia e em assistência social, que também realizam acolhimentos e encaminhamentos de alunos que necessitam de uma atenção maior. “Nós vemos que a importância de se trabalhar com uma equipe multiprofissional – contando não só com a questão da psicologia, mas da assistência social -, porque muitas vezes as demandas dos alunos têm cunho psicológico, mas também tem um cunho assistencial que necessita desse viés. Então, quando nós temos uma equipe capacitada, isso se torna algo mais efetivo, mais positivo e todos ganham com isso”, explica a psicóloga.

Os encontros do projeto Permanecendo na Universidade são realizados todas as segunda-feira. São 20 vagas por encontro e a participação é gratuita. Mais informações sobre a atividade estão na páginada Coordenadoria de Apoio ao Estudante, no site da Unicentro. Dúvidas podem ser enviadas pelo e-mail assistenciaestudantil@unicentro.br.