Comunidade universitária tem acesso gratuito à Biblioteca Virtual da Pearson

A comunidade acadêmica da Unicentro terá um mês de acesso gratuito à Biblioteca Virtual da Pearson. Segundo o diretor geral das bibliotecas da Unicentro, Fabiano Jucá, a iniciativa busca facilitar o acesso ao conhecimento, utilizando a tecnologia a favor dos docentes e alunos dos cursos da instituição. “Agente entende que é uma necessidade efetiva mesmo, já entendia isso antes de pandemia, e com a pandemia a coisa ganhou contornos mais urgentes. Afinal de contas, o pessoal acabou ficando com o acesso muito limitado nas bibliotecas. Até tem como acessar e fazer empréstimo via agendamento, mas é mais limitado, você não tem a liberdade de ficar na biblioteca estudando como seria o normal da instituição”, explica.

A Biblioteca Virtual da Pearson está presente em diversas instituições de ensino superior brasileiras, suprindo as necessidades de bibliografia de forma digital e com aprovação do MEC. A Pearson é uma editora multinacional britânica, reconhecida internacionalmente pelos seus livros relacionados à educação. Além de publicações próprias, a base de dados conta com livros digitais de 25 editoras parceiras e milhares de títulos em diversas categorias profissionais e literárias. “Eles têm, hoje, em torno de 8.900 títulos de diversas áreas – Sociais Aplicadas, Humanas, Engenharias, Exatas, da Saúde, Biológicas, Veterinária, Agronomia – e têm livros literários também, até por conta dos cursos de Letras, que utilizam esses materiais. Então, de modo geral, todo o tipo de material que a gente tem nas bibliotecas hoje, teria nessa base”, detalha Fabiano.

A plataforma da Biblioteca Virtual tem, ainda, algumas ferramentas que auxiliam na organização das leituras em andamento, o que, na opinião do bibliotecário Fabiano, podem facilitar a produção de trabalhos avaliativos e a revisão para provas pelos estudantes da Unicentro. “Dentro do sistema, o usuário pode fazer fichamentos, notas, destacar trechos. Tem um sistema de cartões de estudos que é muito interessante, você pode simular uma prova, por exemplo. Tem uma série de situações na base, nesse sistema, que ajudam o aluno a se organizar. Você tem todo o seu histórico de leitura e todos os destaques também, de forma que você consegue organizar um trabalho acadêmico ou estudar para uma prova com uma facilidade bastante grande”.

Para ter acesso ao sistema da Biblioteca Virtual da Pearson, o professor ou estudante da universidade precisa solicitar login e senha diretamente com a equipe da Rede de Bibliotecas da Unicentro, pelo e-mail fjuca@unicentro.brou pelo WhatsApp (42) 3629-8113. O site para acessar o acervo é o plataforma.bvirtual.com.br. A Biblioteca Virtual também está disponível em aplicativo para Android e IOS. O acesso para a comunidade acadêmica da Unicentro ficará disponível até o dia 25 de outubro. Esta é uma fase de testes que a universidade está fazendo com a plataforma para que, futuramente, seja estudada a possibilidade de implementação dela a partir de um consórcio entre as instituições de ensino superior estaduais para a utilização conjunta do sistema.