Unicentro oferta 720 vagas em Vestibular da Universidade Virtual do Paraná

Em uma parceria inédita, com foco na atuação em rede, a UVPR, que é a Universidade Virtual do Paraná, realizará o seu Vestibular Unificado EaD 2020. Fazem parte da iniciativa três universidades estaduais paranaenses: a Unicentro, a UEPG e a Uenp. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de outubro, somente pelo site da Coordenadoria de Processos de Seleção da UEPG. “Foi uma ação pensada em rede, com a participação com a participação da UEPG, Unicentro e UENP, que somaram seus esforços para levar à nossa população oportunidades de acesso ao ensino superior público e de qualidade. Vemos essa ação com muito entusiasmo por possibilitar que mais municípios paranaenses sejam contemplados com espaços de formação”, explica a coordenadora da UVPR, professora Maria Aparecida Crissi Knüppel.

Com planejamento e execução pela UEPG, o Vestibular da UVPR oferta 1.230 vagas, sendo 720 para a Unicentro, 360 vagas para a UEPG e outras 150 para a Uenp. Na Unicentro, são três os cursos oferecidos: Administração Pública, com vagas nos polos de Apucarana, Bituruna, Flor da Serra do Sul, Palmital, Prudentópolis, Reserva, Santo Antonio do Sudoeste e Tamarana; Letras Português, com vagas nos polos de Apucarana, Assaí, Campo Largo, Engenheiro Beltrão, Guaraniaçu, Santo Antonio do Sudoeste e Siqueira Campos; e Pedagogia, com vagas nos polos de Apucarana, Congonhinhas, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Iretama, Laranjeiras do Sul, Londrina, Prudentópolis.

Os cursos de graduação de nível superior são gratuitos e realizados dentro do sistema UAB, que é a Universidade Aberta do Brasil, graças a uma parceria também com a Capes e com a Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná). Em virtude da pandemia de Covid-19, o processo seletivo será on-line, com classificação baseada na análise de históricos de ensino médio dos concorrentes. O processo seletivo simplificado ocorrerá até o dia 30 de outubro, quando serão divulgados os resultados finais desta etapa.

Mesmo durante a pandemia, as nossas universidades estão dando respostas para a comunidade, abrindo novos cursos, criando maneiras de fazer um processo seletivo de tal forma que possamos chegar até as pessoas que estão em quarentena. Assim, o Ensino Superior do Paraná consegue dar respostas cada vez mais ligadas ao interesse da comunidade. A Seti acredita no ensino superior como um todo e no ensino superior na sua modalidade a distância”, avalia o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona.