Unicentro disponibiliza dicas de inglês e espanhol para estudantes que vão fazer vestibular

Garantir uma vaga no ensino superior. Esse é o objetivo de muitos estudantes do Ensino Médio. E, em tempos de pandemia, estudar para as provas de vestibulares e para o Enem, que é o Exame Nacional do Ensino Médio, tem sido um desafio para muitos deles, que sonham com uma vaga na universidade. É por isso que o Programa Multicultural de Línguas da Unicentro, o Promul, está distribuindo dicas de estudos para as provas de língua estrangeira.

“Considerando o cenário da pandemia em que nós não estamos, os professores de inglês e espanhol tomaram a iniciativa de criar uma sala no Google Classroom para tentar auxiliar as pessoas que farão provas de espanhol ou inglês seja no vestibular, no Enem, no PAC ou até mesmo cursos de proficiência.  Considerando isso, a partir da seleção de materiais e também de seleção de vídeos, toda a semana uma dica linguística nova é dada”, conta a coordenadora pedagógica do Promul, professora Gabrieli Borges dos Santos.

A professora de inglês do Promul Priscila Azevedo da Fonseca Lanferdini é uma das envolvidas na criação das dicas de estudo. Ela enfatiza que além de vídeos, textos e provas comentadas, os candidatos poderão tirar suas dúvidas e receber assistência para questões pertinentes às línguas estrangeiras. “Os alunos também poderão entrar em contato por meio dessa plataforma e tirar as suas dúvidas. Esperamos que, com essa iniciativa, possamos contribuir para que os interessados tenham êxito nesses exames, mesmo em tempos difíceis”.

O Alan Nathãn de Lima irá prestar o vestibular. Ele, que almeja uma vaga no curso de Ciências Econômicas, já está acompanhando as dicas disponibilizadas e relata que, devido ao distanciamento social, encontrar a assistência de professores de forma online é muito benéfico. “Eu achei bem interessante, porque nesse momento de pandemia a gente tem que estudar em casa, e receber dicas de professores capacitados pode ajudar bastante”, avalia o estudante.

As dicas disponibilizadas pelo Promul são abertas a toda a comunidade e as salas de inglês espanhol podem ser acessadas através da plataforma online Google Classroom de forma gratuita. “Sabemos que é muito importante que os alunos tenham contato com as línguas para estas provas, sobretudo na dimensão de leitura e domínio interpretativo. Então, tentamos neste momento manter uma proximidade com o público, que ainda não é nosso aluno, mas passa por esse momento de dificuldade”, ressalta a coordenadora pedagógica do Promul, sobre a importância de auxiliar os alunos nesse momento de preparação para as provas.