Unati é premiada em show de talentos da terceira idade

A Unati, que é a Universidade Aberta à Terceira Idade da Unicentro, continua bastante atuante durante a pandemia de coronavírus, mesmo que de forma adaptada para garantir a segurança das participantes do programa. E todo o esforço das unatianas também tem sido reconhecido. Esta semana, o grupo de dança do ventre da Unati foi premiado no 23º Encontro da Feliz Idade do Mercosul e da América Latina, organizado pela Tudo Bem Eventos. O evento normalmente acontece na cidade de Balneário Camboriú e a Unati costuma participar com caravanas, mas este ano o encontro foi transferido para o ambiente virtual para que sua realização fosse possível.

Mesmo com o desafio de organizar uma apresentação online, as unatianas foram destaque no show de talentos do Encontro da Feliz Idade. “A coreografia foi uma que já foi apresentada. No entanto, foi editada especialmente para o evento e o grupo Zafirah Gold ficou em primeiro lugar nesse show de talentos”, conta a coordenadora e coreógrafa do grupo de dança do ventre Zafirah Gold, professora Jamile Santinello.

Grupo conta com 25 bailarinas

Esse é o segundo evento online internacional que o grupo de bailarinas da terceira idade da Unicentro participa neste ano. Segundo a professora Jamile, a dança do ventre contribui tanto para a saúde física quanto para a autoestima das praticantes. “É muito importante no sentido da valorização da mulher da terceira idade, na questão de emancipação da mulher no sentido amplo de se ver, se sentir valorizada, com relação a qualidade de vida que proporciona os movimentos da dança, especialmente a dança do ventre”, afirma.

O grupo Zafirah Gold foi criado em 2016, com cinco alunas, e hoje conta com aproximadamente 25 bailarinas. Uma delas é a Diana Pereira Cortes Pires, de 73 anos, que participa da Unati há 11 anos e há três faz as aulas de dança do ventre. Ela comenta que a participação no grupo de dança traz diversos tipos de realização pessoal e aprendizados. “A sensação de fazer parte do grupo e ter vencido em primeiro lugar foi maravilhosa. Sempre tentamos fazer o melhor, pois a dança nos proporciona bem-estar físico e psicológico, é benéfica para a saúde e nos traz satisfação pessoal. A experiência de participar do festival online foi muito boa pois nunca pensei em participar de um festival assim. Nós da terceira idade estamos aprendendo muito com a tecnologia”, descreve Diana.

2.000 pessoas visualizaram a apresentação da Unati

Durante a transmissão do Encontro da Feliz Idade do Mercosul e da América Latina, a Unati foi visualizada por quase duas mil pessoas que acessaram o evento no Brasil e em países vizinhos. “É muito importante para nós obtermos esse reconhecimento e, também, termos oportunidade de estarmos interagindo entre nós e com outros grupos de pessoas idosas. Através dessa interação pelas redes nós temos conseguido constatar que os unatianos estão se mantendo saudáveis, felizmente não temos notícia de que as pessoas tenham adoecido. As participantes do grupo têm se mantido motivadas e numa rede de colaboração entre todos os participantes do programa”, ressalta a coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade da Unicentro, Maria Regina Vargas, sobre a importância dessas interações entre idosos em tempos de pandemia.

De acordo com a coordenadora da Unati, durante a pandemia estão sendo feitas experimentações para a montagem de coreografias com o auxílio da tecnologia, nas quais cada unatiana grava seu vídeo em casa e depois todos os materiais individuais são colados em edição para formar uma apresentação com o grupo completo.