Inscrições para Colóquio Gênero e Pesquisa Histórica terminam amanhã

Inscrições para Colóquio Gênero e Pesquisa Histórica terminam amanhã

O Colóquio de Gênero e Pesquisa Histórica está com inscrições abertas. Organizado, conjuntamente, pelo Departamento de História do campus Irati e pelo Programa de Pós-Graduação em História, o evento, que tem apoio do Núcleo de Pesquisas em História da Violência, chega a sua terceira edição e será realizado totalmente de maneira remota. A programação conta com webconferências e apresentações de trabalhos. Atividades que estão programadas para os dias primeiro, dois e três de setembro.

Para a coordenadora geral do evento, professora Nadia Guariza, o gênero como categoria de análise da pesquisa científica é um instrumento importante para repensar os papéis sociais femininos e masculinos na contemporaneidade. “A categoria de gênero permite compreender como os papéis sociais de mulheres e homens foram construídos historicamente. Como construções, podemos pensar que muitos comportamentos e funções atribuídas ao gênero são passíveis de modificação, não se configurando como algo dado naturalmente, permitindo, assim, pensarmos novas formas de ser e de viver na contemporaneidade, não restrita às normas impostas socialmente”, afirma.

As webconferências do Colóquio de Gênero e Pesquisa Histórica da Unicentro serão transmitidas pelo YouTube. A conferencista de abertura é a socióloga Wânia Pasinato, que abordará a violência de gênero no contexto da pandemia de covid-19 (link para a palestrahttps://www.youtube.com/watch?v=YdjvuSm6xlE). Para o encerramento do Colóquio, a convidada é a historiadora Joana Maria Pedro, que vai falar sobre a presença das mulheres nos espaços públicos (link para a conferênciahttps://www.youtube.com/watch?v=8GfTwjR9cIU).

São dois nomes de peso na pesquisa na área de gênero – a Joana Pedro ligada à História e a Wânia Pasinato ligada à Sociologia.A questão da violência de gênero, então, a Wânia Pasinato é uma estudiosa de muitos anos sobre essa questão – ela vem a contribuir sobre esse quadro no momento atual. A Joana Maria Pedro, na área da historiografia, é realmente um grande expoente da pesquisa histórica, na historiografia brasileira, e ela vem discutir justamente a questão do espaço público e a participação feminina nesse espaço público”, detalha a professor Nádia.

A partir de uma perspectiva interdisciplinar, o Colóquio de Gênero e Pesquisa Histórica da Unicentro tem como objetivo incentivar reflexões sobre as relações de gênero e o multiculturalismo tanto no âmbito da pesquisa, quanto no do ensino. Para isso, além das conferências, o Colóquio abre espaço para a divulgação dos resultados de pesquisas como a da recém titulada mestra do Programa de Pós-Graduação em História Ingrid Machado, que vai apresentar um recorte da sua dissertação sobre o ato de partejar em casa no sudeste do Paraná. “No estudo, eu analiso memória de parteiras e parturientes, entendendo as parturientes como mulheres que tiveram os filhos em casa. Eu elenco uma conjugação do conjunto de conhecimentos e práticas que compõem o ofício das parteiras – tanto parteiras diplomadas como tradicionais, assim como da ótica da parturientes, no recorte temporal de 1940 a 1970. A partir da minha pesquisa, eu vou trabalhar com um recorte no Colóquio de Gênero sobre um tópico trabalhado que se intitulou ‘Reciprocidade: laço de comadrio’, que trabalha as relações no universo da parturiente através da divisão de experiência, na ajuda, no cuidado, estabelecendo um laço fraterno entre elas, chamado de aliança de comadrio”, relata Ingrid.

Estas e muitas outras temáticas de pesquisas relacionadas ao gênero podem ser propostas nas sessões de comunicação oral do evento, que serão realizadas por meio da plataforma Google Meet. Até quinta-feira, 20 de agosto, estudantes de graduação, pós-graduandos, professores e pesquisadores podem se inscrever como apresentadores de trabalho no Colóquio de Gênero e Pesquisa Histórica da Unicentro. Cada participante terá 10 minutos para a exposição de sua pesquisa. Para ouvintes, as inscrições ficam abertas até primeiro de setembro, data de abertura do Colóquio. O link de inscrições pode ser acessado através do site de eventos da Unicentro, que é evento.unicentro.br. O contato para dúvidas e informações é o e-mail iiicoloquiodegenero@gmail.com.

Deixe um comentário