Unicentro faz pesquisa para traçar perfil da comunidade universitária

A comunidade acadêmica da Unicentro, formada por estudantes, professores e agentes universitários, está sendo convidada a participar de uma pesquisa que buscar traçar o perfil de cada uma dessas categorias. Os questionários foram formulados e disponibilizados pela Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus. O objetivo é que as informações fornecidas pela comunidade universitária amparem as discussões que resultarão na elaboração de um protocolo para orientar as atividades presenciais, quando essas forem liberadas e possíveis.

“Quando se fala em retorno das atividades é importante ressaltar que um retorno de atividades – seja em dezembro, janeiro, fevereiro, abril do ano que vem ou em qualquer tempo – não poderá ser de uma hora para a outra, abrir as portas e chamar todas essas três categorias de uma vez só. Esse retorno é escalonado, deve ser pensado. Então, quando nós tivermos a liberação do estado por decreto ou por parte dos conselhos superiores, nós já devemos ter em mãos um roteiro com regras de segurança”, explica a professora Angela Dubiela, coordenadora da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus.

A docente e os demais membros da Comissão reforçam que a motivação do questionário é uma só: estabelecer um protocolo para o retorno, mesmo que esse não tenha data definida e nem previsão de quando ocorrerá. Segundo a professora Angela, a posição do grupo, e também da gestão da universidade, é que as atividades presenciais só serão retomadas quando forem consideradas seguras, do ponto de vista sanitário, para todos os envolvidos. “Então, não é para retornar as atividades que estamos fazendo esse questionário”, reafirma. “É para quando for possível o retorno, e isso de forma responsável e segura para as três categorias – professores, agentes e acadêmicos”.

A ideia dos questionários é conseguir dados, a partir das respostas da comunidade universitária, para traçar um perfil de cada uma das três categorias. São essas informações que possibilitarão que a Comissão, de acordo com a professora Angela, construa as regras para o retorno. “Com o questionário, nós vamos poder descobrir de que regiões esses alunos estão vindo, como está a situação epidemiológica na região de que eles estão vindo, as condições sociais aqui, moram com quem, têm fator de risco, se as pessoas com quem moram são do grupo de risco. Então, todo esse desenho nós precisamos para elencar as nossas medidas de segurança, para construir um retorno”, explica.

Toda a comunidade é convidada a participar, respondendo os questionários até o dia 29 de agosto.

Formulário agentes universitários

Formulário estudantes