Para realização dos TCCs, Departamento de Educação Física busca novas metodologias

Para realização dos TCCs, Departamento de Educação Física busca novas metodologias

O Departamento de Educação Física da Unicentro, em Guarapuava, encontrou uma nova maneira de dar encaminhamento aos Trabalhos de Conclusão de Curso, os TCCS, nesse período de distanciamento social e suspensão das atividades presenciais. Isso porque a pandemia comprometeu o desenvolvimento das pesquisas que incluíam coletas de dados. A forma escolhida para dar continuidade os trabalhos foi a revisão bibliográfica a partir da elaboração de um modelo denominado Revisão Rápida.

De acordo com a professora Verônica Volsk, os acadêmicos iniciam os Trabalhos de Conclusão de Curso ainda no terceiro ano, com a elaboração dos projetos dentro da disciplina de Metodologia de Pesquisa. No quarto e último anos de formação, a pesquisa passa a ser desenvolvida e acompanhada pela disciplina de TCC. A maioria dos trabalhos, ainda segundo a professora, são pesquisas de campo que requerem coletas de dados. “Com a suspensão das aulas presenciais e as medidas de isolamento domiciliar, vários TCCs não puderam iniciar as coletas de dados, o que poderia prejudicar o andamento dos estudos. Dessa forma, o Departamento sugeriu que se modificassem os estudos para trabalhos de revisão de literatura. Pensamos, então, na alternativa das revisões rápidas como meio de realizar os TCCs sem comprometer muito os temas planejados e esse método tem se tornado bastante útil para nós”, afirma Verônica.

O contato dos professores do Departamento de Educação Física com a metodologia da Revisão Rápida iniciou no ano passado, a partir de uma proposta do professor Danilo Fernandes da Silva, que integrava o corpo docente do curso. Hoje, o professor realiza estágio pós-doutoral na Universidade de Ottawa, no Canadá, e conta qual foi a motivação para implementar essa forma de condução de pesquisa. “Nossa motivação surge do forte desejo de alunos de graduação em obter informações científicas que possam nortear sua prática profissional, além da observação de que estudos de revisão de literatura são comuns entre os tipos de estudos realizados por alunos de graduação e seus trabalhos de conclusão de curso”, explica o docente.

De acordo com o professor, é mais comum que orientadores e alunos realizem revisões narrativas, que são mais amplas no processo de seleção de literatura, não incluem a descrição de um método pré-definido e se pautam, em sua maioria, na análise crítica e pessoal dos autores. Por isso, segundo o professor, os resultados obtidos com o estudo de revisão narrativa em TCC ficam limitados e resultam em pouca aplicação acadêmica. Nesse sentido, como destaca Danilo, têm sido desenvolvidos uma série de métodos para as chamadas revisões rápidas, que adaptam e facilitam os procedimentos revisões sistemáticas para obtenção de evidências científicas. “Há relatos que esse tipo de revisão pode melhorar a acessibilidade e clareza das evidências científicas, no entanto não havia um procedimento para realização de revisões rápidas em TCCs em nível de graduação. Apesar de o método ter sido desenvolvida no contexto da Educação Física, ele tem potencial de aplicação em qualquer projeto envolvendo as ciências aplicadas. Esse modelo de revisão rápida contribui com a maior qualidade de estudo de revisão de alunos de graduação, bem como favorece a aplicação das evidências científicas na atuação profissional, o que é um papel importante nos cursos de graduação”, detalha Danilo.

O método para condução de revisões rápidas, no nível de graduação, foi desenvolvido por meio de uma parceria de professores do Departamento de Educação Física da Unicentro com a pesquisadora Taniya Singh Nagpal, que também está realizando o estágio pós-doutorado na Universidade de Ottawa. Ela explica o que é a revisão rápida no seu conceito original e como ela se entrelaça com o conceito de Knowledge Translation, a tradução de conhecimento. “Ométodo é baseado em uma rápida revisão sistemática da literatura. Seu principal diferencial é a aceleração dessa revisão, que dura entre um e três meses. Há, ainda, uma clara pergunta de pesquisa, critérios de inclusão e exclusão pré-determinados e os tradicionais passos de busca, seleção e extração de dados”, detalha.

Ela destaca também que as revisões rápidas são recomendadas para tópicos emergentes e de interesse público. A ideia, explica, é unir as evidências e disponibilizá-las aos profissionais e tomadores de decisões públicas o mais rápido possível. “O objetivo central da revisão rápida é ajudar na resolução de problemas que a população em geral enfrenta. Desse modo, elas são muito úteis, também, para os profissionais em seu campo de atuação. Ao final da revisão rápida, o pesquisador deve apresentar recomendações que podem ser facilmente implementadas. Daí o termo Knowledge Translation, ou KT, que significa tradução de conhecimento. O KT é a transferência de conhecimento da pesquisa para prática”.

Para a professora Taniya, as revisões rápidas são um excelente caminho para os alunos de graduação, já que eles podem conduzir o trabalho de forma independente e seguindo métodos rigorosos. “A revisão rápida, dessa maneira, por um lado, possibilita aos estudantes identificar uma pergunta de pesquisa necessária e também específica. E, por outro, a partir de seus resultados, leva a promoção de mudanças nas vidas das pessoas”, elucida.

A acadêmica Maria Eduarda, orientada pela professora Verônica e pelo professor Danilo, optou por adotar a metodologia da revisão rápida para dar encaminhamento ao trabalho de conclusão de curso. “Eu ia fazer as coletas de dados e, bem nessa semana, começou a quarentena. Então, a professora Verônica e o professor Danilo me orientaram a fazer essa revisão rápida que me ajudou bastante, recuperei o tempo perdido sem perder o tema do projeto antigo, além do conhecimento que eu consegui. Eu consegui ver muitos artigos e me aprofundar mais sobre o tema”, defende a estudante.

O professor Marcos Queiroga, responsável pela disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, destaca a importância dessas adaptações para que a formação dos estudantes não seja prejudicada e para que os TCCs gerem bons resultados mesmo diante da pandemia. “Nosso departamento tem a preocupação de aproximar o conhecimento científico da prática profissional e temos utilizado diferentes estratégias nesse sentido, durante a formação dos alunos. Considerando as dificuldades para realização de pesquisas de campo nesse momento, esse método de revisão rápida pode ajudar professores e alunos a adaptarem seus projetos de TCC de uma maneira eficiente em termos de tempo e execução. Acredito que o uso desse modelo pode ser particularmente motivante para estudantes e, por isso, eles veem em seus projetos um potencial para aplicação na sua própria prática e atuação de outros profissionais da área de educação física”, finaliza.

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