NOTA OFICIAL

A Reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, considerando o contingenciamento de aproximadamente 35% em seu orçamento de custeio, promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) do Paraná, vem a público expedir a presente nota.

Informamos que as liberações orçamentárias de custeio, com recursos do Estado, do 1° e 2° trimestres haviam sido de R$ 2.622.859,00 cada. A liberação da cota do 3° trimestre foi de R$ 1.706.596,00, que representa uma diminuição de 34,93% no repasse. O orçamento foi contingenciado pela Resolução 455/2020 e cota orçamentária com recursos do tesouro foi liberada pela Resolução 600/2020 (ambas da Sefa), impossibilitando qualquer tipo de transferência de rúbrica. A justificativa para o contingenciamento foi reestimativa de receita do Estado.

Destacamos que, em um momento como este, o corte no orçamento de custeio implica em sérias dificuldades para a administração da Unicentro. Ao contingenciar quase 35% do repasse para custeio da Universidade, o Governo do Estado afeta também os contratos financeiros firmados pela Instituição. Essa redução afeta também os trabalhadores das empresas terceirizadas, ocasionando cortes de postos de trabalho nos três campi da Unicentro. Algo gravíssimo para o momento em que vivenciamos.

Dessa forma, a Reitoria da Unicentro informa que está atuando veementemente para recompor as perdas do orçamento de custeio. Caso o Governo não descontingencie tal orçamento, os contratos firmados seguem sendo afetados.

A Reitoria destaca que, desde o início da pandemia, tem tomado decisões de forma a minimizar o impacto negativo na vida das pessoas. Prova disso foi a defesa da Reitoria na manutenção do Calendário Universitário, que contou com apoio da maioria dos conselheiros do CAD e Cepe, propiciando que nenhum professor colaborador deixasse de ter seu contrato de trabalho renovado.

Reiteramos nosso compromisso com a comunidade universitária e reforçamos que estamos buscando a ampliação do orçamento da Unicentro junto ao Governo do Paraná, para que a Universidade possa se manter, crescer e desenvolver suas ações.

Em 13 de julho de 2020.

Reitoria da Unicentro