Operadores ecológicos de Guarapuava recebem máscaras e álcool em gel

Guarapuava conta com, aproximadamente, 700 operadores ecológicos cadastrados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. São eles os responsáveis por, diariamente, recolher em toda a cidade os materiais recicláveis separados pela população. Na rua todos os dias, devido a natureza do trabalho que realizam, eles estão suscetíveis a infecção pelo coronavírus. Por isso, segundo o secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Araújo, a administração municipal tem adotado medidas de apoio. “Devido a esse momento de pandemia, os operadores ecológicos estão passando por situação difícil e a gente está fazendo várias ações com os operadores ecológicos”.

Universidade repassou mais de 400 unidades de álcool-gel para a Secretaria de Meio Ambiente (Foto: arquivo pessoal)

Uma dessas ações, conta Celso, está sendo realizada em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste. “Nesse momento, a gente está fornecendo para eles kits de proteção. Isso é uma parceria com a Unicentro que vai atender todos os operadores ecológicos, que são quase 700 aqui no município de Guarapuava”, detalha o secretário municipal de Meio Ambiente. Esses kits são formados por máscaras faciais e álcool-gel.

As máscaras foram costuradas pelas integrantes da Unati, que é a Universidade Aberta a Terceira Idade da Unicentro. Elas têm como matéria-prima um tecido chamado manta cirúrgica, que é estéril e pode ser levado. Por isso, as máscaras podem ser reutilizadas. Já o álcool 70% é resultado de uma parceria entre a universidade e o Grupo O Boticário. A empresa de cosméticos e perfumaria doou um lote do produto para a Unicentro, que se responsabilizou para fazer o repasse em toda a região.

A entrega dos kits aos operadores ecológicos está sendo acompanhada pela professora Aline Genú, que é vice-diretora do campus Cedeteg. Já o repasse dos materiais à Secretaria de Meio Ambiente foi realizado pelos professores Marcio Fernandes, diretor da Central de Relacionamentos Institucionais da Unicentro, e Ricardo Myahara, diretor do campus Cedeteg. “Nessa visita”, relata Ricardo, “nós tivemos também a possibilidade de estreitar ainda mais os laços que nós temos com a Secretaria de Meio Ambiente, de projetos que nós já realizamos e, também, de novos projetos que poderão ser realizados num futuro próximo”.