Unicentro e Evolua iniciam tratativas para desenvolvimento de ações conjuntas

Representantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste e da Evolua Cooperativa de Crédito estão realizando reuniões periódicas a fim de estabelecer objetivos comuns ou complementares para a realização de ações em parceria. Pela Unicentro, participam desses encontros o vice-reitor da instituição, professor Ademir Fanfa Ribas; o diretor da Central de Relacionamentos Institucionais (Crie), professor Márcio Fernandes; e o coordenador de Convênios e Captação de Recursos, Fábio Horst.

Nessas primeiras reuniões, segundo Fábio, a preocupação tem sido mostrar o que a Unicentro faz e compreender as linhas de ação da Evolua. “Nesse momento delicado, de isolamento, a universidade continua trabalhando, continua pronta e disponível para toda a sociedade. Mostramos os projetos de pesquisa, de extensão, de ensino e, também, a questão da nossa educação a distância, que é modelo estadual e nacional – o modelo nosso é um dos mais reconhecidos e aprovados no âmbito de ensino de educação superior”.

Já a cooperativa, nessas reuniões, é representada por seu gerente regional, Nilton Marcelo Landgraf. A Evolua, ao se aproximar da Unicentro, de acordo com Marcelo, tem buscado ressaltar seu compromisso com o social atrelado a alguns dos princípios do cooperativismo, como a educação, a formação, a informação e o interesse pela comunidade. “Essa forma de agir e pensar nos aproxima cada vez mais da Unicentro, porque ambas possuem funções sociais de extrema relevância e que devem resultar em ações importantes para contribuir com o desenvolvimento social e econômico da nossa sociedade”, afirma o gerente regional da Evolua.

Representantes da Unicentro e da Evolua participaram de reunião na sede da cooperativa (Foto: arquivo pessoal)

A cooperativa tem, por exemplo um programa educacional voltado para o desenvolvimento de seus cooperados e colaboradores, o Progrid, que entre outras temáticas trabalha o cooperativismo, a educação financeira, o empreendedorismo, de competências profissionais, de cidadania, meio ambiente, cultura e bem-estar. Áreas de interesse comum com a Unicentro o que tem possibilitado, como conta Fábio, o alinhamento de parcerias que começam a ser desenhadas. “A universidade é isso. Ela está na comunidade, ela está em parceria com vários segmentos da sociedade e estamos de porta abertas para atender toda a população e toda a sociedade, sempre pensando no melhor para a nossa região”, finaliza o coordenador de Convênios e Captação de Recursos da Unicentro.