Teste de Nivelamento para Paraná Fala Inglês pode ser feito até essa quinta-feira, 18

Os interessados que querem fazer o teste de nivelamento do Programa Paraná Fala Inglês têm só até essa quinta-feira, dia 18, quando encerra o prazo para a realização a prova de modo online. O PFI existe desde 2014 e contribui para o fortalecimento das ações de internacionalização das universidades estaduais paranaenses. Na Unicentro, os cursos oferecidos têm turmas de diferentes níveis e cada uma disponibiliza até 25 vagas. Nesse período em que as atividades presenciais da universidade estão suspensas, as aulas devem ocorrer em um ambiente online.

Estão sendo ofertados nove cursos, desde os níveis mais básicos aos níveis mais avançados. Os cursos são ministrados online sincronicamente, ou seja, o participante deverá estar em uma sala virtual com o professor e os demais colegas por um determinado período de tempo, que é administrado pelo próprio instrutor do programa”, explica a coordenadora institucional do programa, professora Neide Garcia.

Os cursos são direcionados à comunidade interna da Unicentro. Antes do início curso, como detalha a professora Neide, o candidato deve passar, necessariamente, pelo teste de nivelamento. “O objetivo do teste de nivelamento é realizar o processo de seleção dos candidatos aos cursos. Podem realizar o teste, professores, estudantes de graduação ou pós-graduação, bem como funcionários da Universidade. O teste estará disponível até o dia 18 de junho, às 13 horas, sem nenhum custo para o participante”.

O teste é online e o candidato deve responder 50 questões de conhecimentos gerais sobre língua inglesa. “Após o teste, o participante é encaminhado, então, para o curso mais adequado ao nível que ele demonstrou no teste. Por isso, é fundamental que o teste seja realizado sem nenhum tipo de auxílio externo, sem consultas a dicionários, livros, internet, ou a outras pessoas, porque é do resultado do teste que depende o encaminhamento do candidato para o curso que lhe é mais adequado. Caso contrário, o candidato pode ser colocado em um curso que não lhe favorecerá, gerando, então, desmotivação e possivelmente desistência”, detalha Neide.

Os interessados em fazer o teste de nivelamento devem acessar a página do PFI, no site da universidade.