Número de casos de covid-19 cresce no Paraná e prevenção segue sendo fundamental

Número de casos de covid-19 cresce no Paraná e prevenção segue sendo fundamental

O isolamento social vem perdendo força ao longo das últimas semanas. Em Guarapuava, o comércio está aberto e o número de pessoas circulando tem aumentando. Do mesmo modo, também está crescendo o número de casos confirmados de covid-19 na cidade. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde nessa quarta-feira (03), são 42 os casos confirmados na cidade, 32 em investigação e 146 monitorados. Um semana antes, no dia 27 de maio, eram 29 casos confirmados, 25 em investigação e 144 monitorados. São oito infectados a mais em sete dias, pouco mais de uma confirmação, na média, a cada 24 horas.

Por isso, ao sair de casa é preciso ter cuidados para evitar a infecção com pelo covid-19. A prevenção deve começar antes, se estender ao longo do período em que a pessoa estiver na rua ou em ambientes públicos, e ser reforçada ao chegar em casa, para que não haja a contaminação do ambiente. A máscara, por exemplo, deve ser colocada ainda em casa, com as mãos ainda limpas, segundo a professora Alexandra Madureira, chefe do Departamento de Enfermagem da Unicentro e coordenadora institucional do programa de prevenção da covid-19, em parceria com a Seti e com a Sesa, respectivamente, Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Secretaria de Saúde do Paraná. “Nunca esquecendo que tem que ser o uso correto da máscara. Então, cobrindo totalmente a boca e nariz; uma máscara que esteja justa a face, ao rosto”, reforça Alexandra.

Uso correto e constante da máscara fora de casa é indispensável

Fora de casa, depois de tocar qualquer produto – seja no ônibus, no mercado ou em lojas – o recomendado é higienizar as mãos, sempre que possível com água e sabão ou, pelo menos, com álcool 70%. Os pagamentos, preferencialmente, devem ser feito com cartão, já que o dinheiro – nota ou moeda – circula mais e tem mais chance de estar infectado. “Após o manuseio deste dinheiro ou desse cartão, por causa do digitar na maquineta, passar o álcool-gel”, recomenda a professora.

Quem vai fazer uma refeição fora de casa, só deve tirar a máscara no momento em que for o consumir o alimento. “No momento que se levantar – nem que seja para ir pegar alguma coisa que esqueceu no restaurante, na lanchonete -, colocar a máscara, evitar de todas as formas colocar a mão em outros lugares – na mesa, na cadeira, até mesmo na sua roupa e pegar esse alimento sem proteção”, alerta Alexandra. Antes de tocar no alimento, a higienização das mãos é fundamental. Em praças de alimentação ou em restaurantes por quilo, “após pegar essa bandeja, colocar ela mesa e higienizar novamente a mão antes de manusear o alimento. Ter o cuidado de não tocar. Após a refeição, recolocar a máscara imediatamente e fazer a higienização das mãos e, de preferência, no banheiro com água e sabão”.

Outro alerta feito pela professora Alexandra: não se deve retirar a máscara, imediatamente, ao sair do shopping, da loja, do banco, do mercado ou do trabalho. “A máscara, ele só deve ser retirada quando se chega em casa, e sempre antes de tirar a máscara, higienizar muito bem as mãos”. Para quem usa o carro como meio de transporte é recomendado, ao entrar, “higienizar a mão, higienizar a maçaneta, o volante e a alavanca da marcha”, lembra a docente.

A higienização frequente das mãos também é fundamental (Foto: Coorc)

“Quando retornar para casa, lembrar que circulou num ambiente com muitas pessoas, que teve contato com superfícies, cadeira, que podem estar contaminados. Então, ao chegar em casa, a primeira coisa quando entrar é higienizar as mãos para, aí, tirar a máscara. Em seguida, tirar toda a roupa e deixar ela separada para ser lavada. Não utilizar essa roupa novamente até ela ser lavada. Importante: antes de entrar, retirar o sapato, não entrar de sapatos dentro de casa. Toda sapato que circula deve ser higienizado”, recomenda a profissional da saúde.

Todos esses cuidados são importantes para evitar a circulação e a proliferação do vírus, bem como a contaminação de quem precisa sair para trabalhar, de quem fica em casa e de quem opta for fazer atividades externas nesse período de pandemia de covid-19.

Deixe um comentário