272 máscaras cirúrgicas são doadas ao Corpo de Bombeiros de Guarapuava pela Unicentro

272 máscaras cirúrgicas são doadas ao Corpo de Bombeiros de Guarapuava pela Unicentro

Em uma das aulas não-presenciais do curso de Enfermagem, a professora Maria Regiane Trincaus, recorreu a um caso recente, ocorrido em Londrina, para exemplificar um dos conteúdos ministrados para os estudantes do terceiro ano. E como na turma havia um bombeiro, ela aproveitou para saber como estavam sendo feitos os atendimentos de acidentes pelo grupamento de Guarapuava. “A gente estava discutindo situações de acidente, e eu questionei ele se eles estavam colocando máscara nas vítimas de acidentes, por causa da situação que teve na Santa Casa de Londrina, que eles atenderam uma vítima de acidente e ela estava contaminada com a covid e acabou contaminando mais de 96 funcionários dentro do hospital”, recorda.

Na ocasião, o acadêmico Fábio Lara, que é soldado do Corpo de Bombeiros, compartilhou com a professora e os colegas de turma que todos os membros da corporação estão usado máscaras todo o tempo. “Nós utilizamos as máscaras de tecido mas, de maneira preferencial, dentro do quartel, enquanto estamos no expediente. No atendimento de ocorrências, cada ocorrência que a gente sai, normalmente é uma máscara nova que a gente precisa utilizar. Então, a nossa demanda é muito grande”.

Foi assim, então, que a professora Regiane, coordenadora do mutirão de produção de máscaras cirúrgicas na Unicentro, percebeu que a universidade poderia colaborar com o Corpo de Bombeiros nesse momento, em que a demanda pelo produto está muito alta, já que o uso das máscaras é recomendado a toda sociedade para a proteção do covid-19. “Perguntei se eles queriam testar essa máscaras, se facilitaria o trabalho deles e ele aceitou”, comenta a docente.

Máscaras são confeccionadas em manta cirúrgica

A conversa virtual de sala de aula resultou na entrega, nessa semana, pela Unicentro de 272 máscaras faciais ao Grupamento de Bombeiros local. A tenente Karen Pedrosa Pulga conta em que situações elas serão utilizadas pelos membros da corporação. “Vão ser utilizadas, principalmente, na nossa atividade fim, em atendimentos a emergências, atendimentos pré-hospitalares a nossa comunidade de Guarapuava e região”.

As máscaras doadas são confeccionadas pelas integrantes da Unati (Universidade Aberta da Terceira Idade), que estão fazendo este trabalho voluntariamente de casa, costurando com suas próprias máquinas. Já a matéria-prima utilizada por elas é comprada pela Clínica Escola de Órtese e Prótese da Unicentro. As máscaras são produzidas a partir de manta cirúrgica, uma espécie de TNT estéril que pode ser lavado e reutilizado com total segurança. “Com certeza, é uma ajuda para o nosso trabalho, para segurança nossa e da população que a gente atende”, finaliza o soldado Lara.

Deixe um comentário