Abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio

Ainda no segundo ano do Ensino Médio, Brendha Lima transita pelo campus Cedeteg da Unicentro com desenvoltura. Isso porque, desde primeiro de agosto do ano passado, quando tinha acabado de ingressar na última etapa escolar, é uma das 50 estudantes de colégios públicos de Guarapuava e de Irati que participam do Pibic-EM, que é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio. “As pedagogas do meu colégio foram de sala em sala do primeiro ano contando que a Unicentro estava disponibilizando, dois alunos para cada iniciação científica poderiam participar. E eu me interessei”, conta Brendha.

A jovem pesquisadora é orientada pelo professor Luciano Farinha, do Departamento de Agronomia, que também é diretor de Pesquisa da Unicentro. Ele explica que o Pibic tem como finalidade contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes, ao despertar nesses estudantes a cientificidade. “Tem como objetivo principal incentivar a vocação desses alunos do Ensino Médio a uma prática mais científica, com fundamentos, com métodos científicos. Também é a inserção do aluno de Ensino Médio em projetos de pesquisa e em diferentes grupos de pesquisa, nas diferentes áreas do conhecimento dentro da universidade, despertando assim, para eles, uma certa vocação científica ou mesmo tecnológica, já que alguns vão para a área tecnológica. Contribui com a formação de recursos humanos em pesquisa. Mas, o principal é facilitar o acesso e a integração do estudante à cultura científica”.

É essa inserção do estudante no universo da ciência e no ambiente universitário que motiva o professor Edson Santos Silva, do Departamento de Letras do campus Irati, a participar do Edital do Pibic-EM, desde sua primeira oferta na Unicentro. “Acredito piamente que a universidade tem que estar presente na vida dos alunos desde cedo”, defende o docente. “Nós temos experiências de muitos alunos que, a partir dessa iniciação científica, escolheram que carreira seguir na universidade. Essa preparação da iniciação científica faz com que o aluno, ao chegar a universidade, ele vá conhecendo, vá tomando pé do que é uma universidade”.

Para participar da edição 2020-2021 do Pibic-EM, o professor Edson e os demais pesquisadores da Unicentro interessados no programa devem se inscrever até o próximo dia 15 de junho pelo Sistema de Gestão Universitária, o SGU. Assim como nos outros programas de iniciação científica, as bolsas, que nesse caso são concedidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), são distribuídas de acordo com produção dos orientadores. Já as escolas participantes do programa são definidas pelos Núcleos Regionais de Educação de Guarapuava e Irati. E os estudantes, por sua vez, são indicados pelos colégios. Para o professor Farinha, “é extremamente importante criar essa cultura da pesquisa, do método científico, de escrever, de ir atrás, de pesquisar, do errar, do acertar. Esses alunos têm um ganho bem grande”.

No caso da Brendha, a participação no Pibic-EM a ajudou a definir o curso que que fazer quando chegar a hora de entrar na universidade: Agronomia. Mesma área em que desenvolver a pesquisa de IC. “Tem sido maravilhoso, tanto no quesito de comunicação com outras pessoas, quanto mais para frente, o meu currículo acrescentar mais. Eu indicaria, se pudesse, todos os alunos fazerem iniciação, seria essencial esse contato, principalmente com a faculdade já, para ir se acostumando mais. E conhecimento nunca é demais”, finaliza.