Unicentro doa álcool 70% e EPIs para mais dois municípios da região

Na manhã dessa quarta-feira, 3, o vice-reitor da Unicentro e o diretor do campus de Pitanga, professores Ademir Fanfa Ribas e Cleverson Salache, respectivamente, estiveram nos municípios de Condói e de Foz do Jordão. Nas duas localidades, em agendas com gestores do município, eles fizeram o repasse de 40 tubos de álcool glicerinado 70%, 50 frascos de álcool em gel, 50 máscaras cirúrgicas e um lote de escudos faciais. “A Unicentro está conseguindo atender os municípios vizinhos, as áreas de saúde e isso tem auxiliado muito a precaução, o cuidado, a prevenção do covid-19”, avalia o vice-reitor da universidade.

As face shields são produzidas em acetato, na universidade em outras instituições parceiras do mutirão TEC do Bem, utilizando a tecnologia do corte a laser. Já as máscaras foram costuradas pelas senhoras que participam do projeto de extensão Unati, que é a Universidade Aberta a Terceira Idade, utilizando mantas cirúrgicas. Esse material é estéril, pode ser lavado e, portanto, é reutilizável. Já o álcool foi disponibilizado parte na forma glicerinada e parte em gel. No primeiro caso, o produto é processado nos laboratórios da Unicentro a partir de bebidas alcoólicas irregulares apreendidas e doadas pela Receita Federal. Já o produto em gel diz respeito ao repasse feito pelo Grupo O Boticário à Unicentro, para que a universidade faça a distribuição na região.

EPIs e álcool foram entregues em Condóis (foto) e Foz do Jordão (Foto: arquivo pessoal)

Ambos os municípios vão direcionar os materiais para suas equipes de saúde, que estão trabalhando no enfrentamento à covid-19. Foz do Jordão, por exemplo, de acordo com estimativa do IBGE para o ano de 2019, tem 4.650 habitantes e, segundo o último boletim epidemiológico, do dia dois de junho, são 14 casos confirmados de coronavírus. Segundo o prefeito Ivan Pinheiro da Silva, o município está tendo dificuldade para a aquisição dos materiais doados.

“A Unicentro chega na hora que nós mais precisamos. Então, só tenho, em nome de toda a população, dizer muito obrigado por esta mão amiga da Unicentro, socorrendo municípios como o nosso, municípios de pequeno porte, com muitas dificuldades financeiras e que estão na hora de maior dificuldade, deste aperto de pandemia. Nós podemos contar com a Unicentro como grande parceira e amiga, como sempre foi. Muito obrigado a vocês, que estão estendo a mão para nós neste dia”, diz o gestor de Foz do Jordão.

Esse auxílio aos municípios da região, com a doação de materiais produzidos pela própria universidade e outros conseguidos através de parceria, para o vice-reitor da Unicentro, demonstra a importância das universidades públicas e como a instituição está comprometida em exercer sua responsabilidade social. “É isso que entendemos como a função de uma Universidade Pública – estar presente na sociedade nos momentos mais difíceis, em momentos como esse, em que a sociedade tem que se unir, cada um fazendo a sua parte. Esta é a intenção da administração da Unicentro, esta é a intenção da reitoria, que nós possamos estar presentes na nossa comunidade, que nós possamos quebrar os muros que separam a universidade da sociedade, que nós possamos estar, cada vez mais, onde a sociedade, onde as pessoas estão para demonstrar a força da universidade pública e o papel que nós temos de responsabilidade no nosso Paraná”, afirma Ademir.