Prefeitura de Pinhão recebe da Unicentro materiais de apoio ao combate ao covid-19

O reitor e o vice-reitor da Unicentro, professores Fábio Hernandes e Ademir Fanfa Ribas, respectivamente, cumpriram na manhã dessa quarta-feira, 27, mais um compromisso em prefeituras da região centro-sul do Paraná, área em que a universidade concentra sua atuação. Acompanhados do diretor da Central de Relações Institucionais da Unicentro, professor Marcio Fernandes, e do coordenador do curso de Tecnólogo em Gestão Pública, ofertado na modalidade a distância, Cleverson Salache, eles cumpriram agenda no município de Pinhão, onde foram recebidos pelo prefeito Odir Gotardo, pelo secretário de Meio Ambiente Walter Israel, pelo secretário de Saúde Ivone Lima e pela enfermeira Rafaela Burko.

Na ocasião, a Unicentro repassou ao municípios alguns itens para o enfrentamento à pandemia de corononavírus. Foram doados 50 frascos de álcool-gel e outros 50 de álcool 70% glicerinado, 50 máscaras cirúrgicas e 10 face shields. Equipamentos e produtos que, segundo Rafaela, serão utilizados pelos profissionais da saúde que atuam no serviço municipal. “A gente agradece as doações – a gente recebeu álcool líquido, álcool em gel, a gente recebeu face shields. Esses materiais são importantes para que todos os profissionais se mantenham seguros, podendo continuar suas ações, que estão sendo desenvolvidas nesse período”.

As doações efetuadas pela Unicentro são resultado de várias parcerias internas e externas. O álcool em gel, por exemplo, foi entregue à universidade, para gerenciamento do repasse, pelo Grupo O Boticário. Já o álcool glicerinado, mesmo sendo produção da instituição, só é possível graças ao repasse de bebidas clandestinas apreendidas e doadas pela Receita Federal. Os escudos faciais são parte da produção de um grupo de entidades de Guarapuava, o Mutirão TEC do Bem. Já as máscaras são confeccionadas pelas participantes das Unati, que é a Universidade Aberta do Brasil, a partir de mantas cirúrgicas compradas pela Clínica Escola de Órtese e Prótese.

E a parceria com o município de Pinhão também é fomentada pela Unicentro, por isso, a visita dessa quarta-feira, segundo o reitor Fábio Hernandes. “Viemos trazer algumas doações, frutos da ação da Unicentro frente ao combate ao coronavírus. Também apresentamos toda a estrutura da universidade e deixamos a universidade de portas abertas, como sempre esteve, para todo o município de Pinhão, para a população dessa cidade, que tem sido parceira da nossa Unicentro, haja vista que aqui temos o nosso polo de educação a distância”, discorre.

Esse estreitamento do laços para uma atuação conjunta também é valorizada pelo prefeito Odir Gotardo. “Esse gesto simbólico é muito importante no sentido em que a universidade vai para os municípios, vai sentar com os municípios levantar as demandas que podem ser atacadas em conjunto, município-universidade”.

Ainda segundo o prefeito, a Unicentro, enquanto instituição de ensino superior pública, será fundamental não só para Pinhão, mas para todos os municípios da região na retomada pós-pandemia. “Acho que essa demonstração é uma demonstração muito importante para a comunidade da importância, da necessidade dessas estruturas como a de uma universidade pública comprometida com as pessoas que estão no seu entorno. Eu tenho dito incansavelmente que a possibilidade de redenção das nossas comunidades – tanto do ponto de vista econômico, quanto do ponto de vista social – passa pelo conhecimento científico. A Unicentro nessas circunstâncias é um instrumento privilegiado, que nós temos aqui na região”, finaliza.