Núcleo de Educação a Distância da Unicentro completa 15 anos

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste está completando nessa segunda-feira, 25, 15 anos. Ao longo desse período, muitas pessoas participaram da construção dessa história – seja atuando na equipe multidisciplinar, nos setores administrativos e técnicos, nas áreas da docência, tutoria, coordenação ou como estudante da modalidade EaD da Unicentro. Graduações, especializações, cursos abertos e projetos especiais marcaram a trajetória do Nead, que foi pautada por desafios e conquistas.

Um exemplo é bastante recente e ainda em curso: o assessoramento da universidade na formação de docentes e estudantes da modalidade presencial para a realização de atividades não presenciais, diante da pandemia de covid-19. “Entramos de corpo e alma, trabalhando diuturnamente”, ressalta o coordenador do Nead/Unicentro, professor Leo Raifur.

Foto histórica, da inauguração do Núcleo de Educação a Distância (Foto: arquivo)

Ao destacar a trajetória do Núcleo de Educação a Distância, ele afirma que “juntamente com os parabéns e as felicitações pela data, cabe externar neste momento o nosso agradecimento a todos, gestores, professores, tutores e agentes administrativos que árdua e continuamente dedicaram-se para que esse avanço, esse estágio fosse alcançado”.

De acordo com a coordenadora institucional da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e também da UVPR (Universidade Virtual do Paraná), professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, que acompanhou toda a trajetória do Nead, o avanço no decorrer dos últimos anos foi significativo, tornando a Universidade Estadual do Centro-Oeste uma referência também em EaD. Há 15 anos iniciamos um processo pensando cada vez mais em levar às pessoas um ensino de qualidade, um ensino para uma população que a ele não tivesse acesso. Nossa intenção era democratizar. Os desafios eram grandes. Não tínhamos, à época, tecnologias, ferramentas e plataformas que nos dessem esse suporte. De lá para cá, muita coisa mudou, e para melhor! Temos milhares de alunos formados. Somos referência em tecnologias, em materiais didáticos, em ações pedagógicas para Educação a Distância. Conquistamos parcerias. Avançamos muito, mas os desafios que nos colocam nesse cenário são ainda maiores”, afirma.