Unicentro entrega álcool-gel e máscaras para prefeituras de Turvo e Boa Ventura do São Roque

O reitor e vice-reitor da Unicentro, professores Fábio Hernandes e Ademir Fanfa Ribas, respectivamente, acompanhados dos docentes Marcio Fernandes e Cleverson Salache, na sequência, diretor da Central de Relacionamentos Institucionais da universidade e diretor da unidade avançada de Pitanga, estiveram ma manhã dessa sexta-feira, 22, nos municípios de Boa Ventura do São Roque e Turvo, onde participaram de audiência com os prefeitos das cidades – Edson Hoffmann e Jerônimo Gadens.

“Nossa ideia aqui hoje é”, explica o professor Fábio, “mostrar algumas ações que a Unicentro vem desenvolvendo agora nesse momento de pandemia, também apresentar e deixar a nossa universidade de portas abertas a gestão municipal, a toda a população”. Durante a audiência, a universidade repassou a cada um dos dois municípios equipamentos e insumos para o enfrentamento à pandemia de covid-19. Foram entregues, para cada município, 80 frascos de álcool 70%, 150 máscaras cirúrgicas e 10 escudos faciais.

Materiais foram entregues para prefeituras de Boa Ventura do São Roque (foto) e Turvo (Foto: arquivo pessoal)

As face shields são produzidas em acetato, na universidade em outras instituições parceiras do mutirão TEC do Bem, utilizando a tecnologia do corte a laser. Já as máscaras foram costuradas pelas senhoras que participam do projeto de extensão Unati, que é a Universidade Aberta a Terceira Idade, utilizando mantas cirúrgicas. Esse material é estéril e pode ser lavado e, portanto, é reutilizável. Já o álcool foi disponibilizado parte na forma glicerinada e parte em gel. No primeiro caso, o produto é processado nos laboratórios da Unicentro a partir de bebidas alcoólicas irregulares apreendidas e doadas pela Receita Federal. Já o produto em gel diz respeito ao repasse feito pelo Grupo O Boticário à Unicentro, para que a universidade faça a distribuição na região.

“Tivemos aqui o recebimento de álcool em gel, máscaras e protetores faciais para que possamos estar distribuindo para nossas equipes, nessa importante ação da universidade, chegando próximo a nós, municípios da região, dando sua contribuição para que possamos juntos enfrentar essa pandemia. Nosso município e outros municípios pequenos necessitam desse apoio, apoio da universidade, que é fundamental para que possamos sair fortalecidos desse momento. Com esses insumos poderemos ajudar ainda mais as nossas equipes e toda a saúde do município”, avalia o prefeito de Turvo, Jerônimo Gadens.

Já o prefeito de Boa Ventura do São Roque, Edson Hoffmann, diz que “a população de Boa Ventura quer agradecer a Unicentro através do reitor Fábio e do vide Ademir pela doação do álcool-gel e das máscaras para a nossa população. A parceria entre Boa Ventura e a Unicentro continuará aí nesse período”.

E essa parceria e apoio mútuos são, na visão do professor Fábio, fundamentais para vencer as crises sanitária, de saúde e econômica provocadas pelo coronavírus. “Nossa ideia aqui foi trazer algumas dessas ações que a universidade tem desenvolvido e, também, deixar nossa universidade aqui de portas abertas a toda a população”, finaliza.