Feira Agroecológica completa mais um ano de funcionamento em Guarapuava e Irati

A Feira Agroecológica da Unicentro está completando 11 anos de funcionamento em Guarapuava e seis em Irati. Esse é um projeto de extensão da universidade que aproxima o campo e a cidade em prol de uma alimentação mais saudável. A Feira consolidou uma cena tradicional para a comunidade dos municípios onde a Unicentro tem campi universitários – as barracas coloridas de alimentos frescos e, por trás deles, os feirantes, que comercializam produtos naturais, com o foco, principalmente, na não utilização de agrotóxicos ou transgênicos.

O coordenador geral da Feira Agroecológica da Unicentro, professor Jorge Fávaro, contextualiza de que forma o projeto é desenvolvido. “Esse projeto envolve alunos, professores, feirantes de diversas categorias, sejam eles os que produzem alimentos como pastel, pães, como também os produtores de verduras e os artesanatos em si, de vários tipos – sabonetes, panos, e outras formas de artesanatos. Nós temos, hoje, uma participação que é variável, mas é em torno de 30 feirantes entre as feiras que nós fazemos”.

Durante a crise sanitária provocada pelo coronavírus, pedidos são feitos virtualmente (Foto: arquivo pessoal)

São três feiras em Guarapuava – uma no campus Santa Cruz da Unicentro, outra no Cedeteg, e uma no campus da UTFPR. Em Irati, a Feira é realizada no campus Irati da Unicentro e no campus do IFPR. Por conta da pandemia de coronavírus, o sistema de feira está temporariamente suspenso. Mesmo assim, nas duas cidades, o projeto da Feira Agroecológica segue de forma alternativa – através do recebimento de pedidos online feito pelos consumidores. A entrega das sacolas de alimentos encomendadas é feita respeitando todas as orientações sanitárias repassadas pelo Comitê de Prevenção ao Coronavírus da Unicentro.

Segundo o professor César Renato Ferreira da Costa, que faz parte da equipe executora da Feira, a ideia e continuar com o sistema de encomendas até que as atividades presenciais sejam retomadas. “Nós vamos continuar as campanhas ao longo do tempo em que os serviços estiverem paralisados presencialmente, tendo como resultado a manutenção de trabalho e renda, a possibilidade de entregarmos alimentos saudáveis a um preço justo e a manutenção de uma rede solidária nesses difíceis momentos do coronavírus”.

Essa abertura de espaço que a Feira Agroecológica da Unicentro proporciona aos agricultores agroecologistas tem um impacto positivo nas vidas das famílias camponesas. “É positivo o balanço dos seis anos de Feira Agroecológica, porque fortalece a produção de alimentos das famílias camponesas de Irati e com isso contribui para que elas permaneçam no campo com dignidade. E como? Que impactos o projeto traz na vida dessas famílias? 1. A garantia da comercialização da sua produção e uma renda semanal; 2. Se tem renda, isso permite que elas permaneçam no campo, que é a escolha delas, e permaneçam com a mesa farta, as famílias comem o que produzem”,explica a coordenadora do projeto em Irati, professora Fernanda Ikuta.

Alimentos vendidos na feira são cultivados sem agrotóxicos (Foto: arquivo pessoal)

Outra vantagem para os agricultores vinculados ao projeto são as condições saudáveis de trabalho, já que não há risco de envenenamento dos trabalhadores durante o cultivo, que é feito sem agrotóxicos. E como a comercialização na Feira da Unicentro é feita de forma direta, sem atravessadores, o projeto possibilita o encontro desses agricultores com os seus consumidores. “Na feira, a gente tem a oportunidade de que os consumidores conversem diretamente com os agricultores. Então, eles sabem da origem do alimento e podem dialogar sobre tudo, esclarecer dúvidas e etc”, diz Fernanda.

A feirante Teresinha Lima dos Santos participa da Feira Agroecológica há seis anos. Além de cultivar cereais, tubérculos e frutas, ela também faz pães, bolachas, macarrão, geleias e doces. A agricultora comenta que, para ela, as vantagens de participar do projeto vão além da manutenção de renda. “Eu tenho certeza que não só o financeiro me ajuda bastante, mas a alegria maior é saber que mais famílias, mais pessoas estão se alimentando desses alimentos saudáveis que a gente produz com tanto carinho, que preparamos as sacolas e levamos a outros consumidores”.

Além da comercialização de alimentos agroecológicos, a Feira também promove cursos, oficinas e debates sobre temas que envolvem os benefícios da alimentação saudável e a importância da produção agroecológica para a sustentabilidade. E é com esse viés de formação que a Feira Agroecológica quer comemorar seu aniversário. De acordo com o coordenador geral, professor Jorge Fávaro, algumas atividades estão sendo preparadas para a realização assim que as atividades presenciais retornarem, e outras, acontecerão remotamente. “Nós vamos organizar, junto com Irati, uma programação anual de eventos para que sejam discutidos – debates, formações, cursos . Então, a gente vai promover uma série de eventos promovidos pela Feira, aberto para os feirantes e também para a comunidade em geral”, finaliza Jorge.