Estudantes e professores da Unicentro ajudam comunidade com preenchimento do Imposto de Renda

Estudantes e professores da Unicentro ajudam comunidade com preenchimento do Imposto de Renda

A Declaração do Imposto de Renda é um processo que exige atenção e cuidado para que seja feito corretamente. Para auxiliar os contribuintes que têm dúvidas sobre os procedimentos da declaração, acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unicentro estão esclarecendo e orientando a comunidade. A ação, de acordo com a coordenadora do projeto extensionista, professora Luci Longo, tem como objetivo contribuir no processo de elaboração e entrega da declaração. 

As principais dúvidas dos contribuintes dizem respeito à questões, vamos dizer assim, um pouco mais técnicas. Com relação à ganho de capital, eles querem saber como fazer isso e, normalmente, estão bem desorientados. Tem uma série de complexidades que, às vezes, o contribuinte realmente não tem essas informações e vem pedindo isso. Fora isso, existem dúvidas bem simples, até mesmo quem deve, quem tem que fazer declarações”, explica Luci.

A iniciativa de auxiliar os contribuintes surgiu em 2015. Mas só em 2017 é que passou a ser desenvolvida como projeto de extensão. Hoje, a ação conta com a participação de 20 acadêmicos sob a orientação de três docentes do curso, além da coordenadora das atividades. Nos anos anteriores, para receber os contribuintes que precisavam de orientação, eram organizados balcões de atendimento. Desta vez, as orientações estão sendo feitas remotamente, por meio de uma página no site da Unicentro. “Esse ano, como a gente não pode fazer o balcão de atendimento, nós optamos em ter esse espaço no site da Unicentro. Foram acima de 50 atendimentos que a gente já fez, respondendo questões, dúvidas e assim por diante”, diz.

Para enviar as dúvidas, o contribuinte deve acessar a página www.unicentro.br/irpf2020. Lá, além do espaço para enviar perguntas pontuais, também estão disponíveis informações gerais sobre a declaração, por exemplo os documentos necessários, prazos e os principais erros cometidos na hora do preenchimento. Por isso, a importância das orientações corretas. “A orientação correta para fazer a declaração de renda é muito importante, porque ainda existem muitos erros cometidos, às vezes, por dizer ‘eu mesmo faço, eu dou conta’. Aí, a pessoa faz incorretamente. Ela acaba tendo um transtorno, multas, ela tem que refazer o processo. Então, não vale a pena correr o risco”, ressalta a professora Luci.   

Também por causa da crise do coronavírus, o prazo para entrega das declarações de Imposto de Renda de pessoas físicas em 2020 foi prorrogado até 30 de junho.

Deixe um comentário