Nota Oficial – Em defesa das Ciências Sociais, Humanas e Básicas

A Reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) se manifesta veementemente contrária à decisão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre a seleção de áreas para a concessão de bolsas de Iniciação Científica, conforme edital publicado em 23 de abril de 2020, excluindo as ciências Humanas e as Sociais, além de pesquisas básicas teóricas, como das áreas de Matemática e Física.

Este tipo de ação e ataque não trará benefícios à pesquisa brasileira e sim assimetrias nas políticas de fomento à pesquisa entre as áreas do conhecimento, causando evasão e desinteresse dos pesquisadores e estudantes das áreas segregadas por tal edital. Dessa forma, manifestamos posição em defesa da valorização da pesquisa em todas as áreas de conhecimento, sem exclusões.

Vale destacar que as pesquisas nas Ciências Humanas e Sociais, além das básicas, sempre trouxeram muita contribuição para o desenvolvimento da nação e auxiliaram no avanço das “áreas prioritárias” descritas em tal edital do CNPq.

A Reitoria destaca que esta decisão se trata de um agressão à ciência, aos pesquisadores e ao ensino superior brasileiro, pois a pesquisa científica sem exclusões deverá ser política de estado. Esperamos que esta decisão seja revista!

Salve a pesquisa brasileira e a unidade entre as áreas do conhecimento!