Unicentro repassa 2.650 litros de álcool glicerinado 70% para órgãos de saúde e segurança

Sem aulas desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil, a Unicentro não para, atuando, dia a dia, no enfrentamento da covid-19. Um exemplo disso foi a entrega, no último sábado, durante o feriado de Páscoa, de 53 galões de álcool glicerinado 70% para nove órgãos de saúde, segurança e assistência social públicos de Guarapuava. No total, foram repassados 2.650 litros do álcool, eficaz no combate ao vírus, ao Corpo de Bombeiros de Guarapuava que ficou responsável por fazer a redistribuição as demais entidades. Os hospitais Santa Tereza e São Vicente e o serviço de urgência municipal receberam, cada um, 400 litros. Uma quantidade um pouco menor, 250 litros, foi repassada para o Corpo de Bombeiros e para as polícias Civil e Militar. Já o Instituto Virmond, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Samu receberam, cada um 200 litros.

“A Unicentro tem feito esse trabalho excepcional na transformação do álcool para o álcool 70 para que ele possa ser utilizado nas instituições. Essa doação, ela é muito importante porque todos os profissionais precisam, primeiramente, manter a sua higiene pessoal e, depois, fazer a higiene dos equipamentos que são utilizados durante as atividades, a manutenção das ambulâncias após um atendimento”, avalia o capitão Fernando Tratch, que é subcomandante e oficial de comunicação do Corpo de Bombeiros de Guarapuava.

53 galões serão repassados e vão beneficiar nove órgãos de saúde, segurança e assistência social da cidade (Foto: Coorc)

O álcool glicerinado 70% foi produzido na Integ, que é a Incubadora Tecnológica da Unicentro, a partir de materiais doados por um grupo de 31 empresas, empresários e empreendedores da cidade, liderados pela Vicofarma. Essa, segundo o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, é “uma parceria bastante profícua, haja vista que os nossos parceiros adquiriram o álcool e nós o transformamos, a partir da Novatec, da Integ, mais propriamente dito, fizeramos a conversão desse álcool no álcool 70%”.

Neste ano, além desses 2.650 litros entregues no sábado, a Integ processou outros 4.180 quilos de álcool em gel e de álcool glicerinado, ambos 70%, a partir de bebidas alcoólicas clandestinas apreendidas pela Receita Federal e repassadas para a Unicentro. Além disso, nessa semana, o campus Guarapuava da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) está repassando 200 litros de etanol anidro que será convertido, nos laboratórios da Integ, em 250 litros de álcool glicerinado 70%.

“Vale destacar que, embora a Unicentro e muitas outras entidades estejam enfrentando dificuldades com a aquisição de matéria-prima para a produção deste álcool – um dos insumos que é utilizado para a fabricação do álcool em gel está em falta, e em falta global, não só aqui para a gente, é uma falta generalizada. Então, mesmo com a falta de insumos, a vontade de contribuir para a nossa sociedade, no sentido de eliminarmos o coronavírus, é bastante grande, a vontade é bastante grande e eu acredito, sim, que com todas essas parcerias a gente consegue, mesmo com tantas dificuldades, produzir o álcool, entregar o álcool para muitas entidades do nosso município, da nossa região”, finaliza o reitor da Unicentro.