Central de Informações do covid-19 entra em funcionamento nessa quinta, em Guarapuava

Três professores e 12 estudantes do quarto e do quinto anos do curso de Enfermagem da Unicentro se preparam para iniciar nessa quinta-feira, dois de abril, o funcionamento de um call center que vai operar como um complemento à Central de atendimento para pessoas com dúvidas ou sintomas do novo coronavírus, instalada pela Prefeitura de Guarapuava.

“Eles vão atuar, a princípio, de segunda a domingo, fazendo ligações, retorno das ligações das pessoas de Guarapuava que ligaram no 0800 da Prefeitura, da Secretaria de Saúde. Então, a partir da listagem do 0800, eles vão entrar em contato para saber se os sintomas passaram, como é que a pessoa está, fazer uma nova avaliação e, conforme a situação, eles vão encaminhara para atendimento pelo 0800, ou para um acompanhamento psicológico ou passados um ou dois dias se faz uma nova ligação”, explica a coordenadora institucional do projeto de extensão, professora Alexandra Madureira, do Departamento de Enfermagem.

A acadêmica de Enfermagem Allexia Schmitutz, é uma das 12 estudantes selecionadas para a realização desse trabalho. Para que ela e seus colegas estejam preparados para os atendimentos, eles passaram por treinamentos – presenciais e online, que começaram na última sexta-feira. As orientações são repassadas pelas professoras do curso de enfermagem e por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava. E as tarefas estão todas na ponta da língua. “Inicialmente nós faremos a contrarreferência para a população. Ou seja, vamos contatar quem já ligou para o 0800, que é a plataforma aqui do município, tirando dúvidas e fazendo perguntas sobre o seu estado geral, afim de analisar a evolução desse paciente, mesmo sendo um caso de covid-19 ou não”, conta Allexia.

O call center foi montado na unidade-escola de Enfermagem, no campus Cedeteg da Unicentro. Para isso, detalha Alexandra, “a direção de campus disponibilizou cinco ramais na unidade escola para que se possa fazer essa ligações”. O trabalho das bolsistas vai ser realizado diariamente, entre 8h e 20h. “É bem difícil a gente ficar alheio a essa situação, principalmente porque envolve a situação da saúde. É uma ação de grande importância, tanto para os alunos, que estão participando do projeto, quanto para a população, principalmente agora que estamos bombardeados diariamente com notícias falsas, que causam um grande nível de ansiedade”, finaliza a bolsista Allexia.

A Central de Atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde funciona pelo número 0800 642 0019.