A Unicentro na linha de frente!

Se é nos momentos de maior crise que pessoas e instituições públicas devem se apresentar na linha de frente, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está no caminho certo! Há três semanas, quando o quadro brasileiro da pandemia da covid-19 começou infelizmente a ganhar corpo, a Universidade intensificou preparativos e, ato seguinte, iniciou as ações. Higienizamos os ambientes coletivos em nossos campi, produzimos materiais informativos em diversas plataformas, capacitamos nossos funcionários(as), professores(as), acadêmicos(as) e muito mais. Nos últimos dias, seguindo orientações técnicas internacionais e governamentais, suspendemos temporariamente as aulas presenciais e implantamos home officepara nosso corpo administrativo e pedagógico. Mas, longe deestagnarmos, começamos outras batalhas anti-covid19.

A Unicentro não parou. Não está parada. A Universidade se transformou, fez as adaptações necessárias e está, de fato, na linha de frente, em sintonia com toda sociedade do centro-sul do Paraná, além de sinergias com o estado e o país. Temos dezenas de pessoas de várias áreas trabalhando diretamente contra esse vírus que a todos assola. Fabricação de escudos faciais, busca da ampliação da produção de álcool gel, atendimento em call center, triagens em ambientes de saúde, elaboração de informes jornalísticos e publicitários, e muito mais. Na retaguarda, há outras dezenas de agentes universitários e professores, executando tarefas não tão visíveis por estes dias mas vitais para, por exemplo, assegurar pagamentos de fornecedores e de alunos bolsistas,o que significainjeção de recursos financeiros em nossas cidades, uma contribuição importante para ajudar a economia do centro-sul do Paraná.

Com todas as suas forças, a Unicentro está combatendo esse inimigo público que é o coronavírus. Acompanhe nossos canais oficiais de informação, dissemine os bons conteúdos, dê-nos ideias de como melhorar nossas práticas e junte-se a esse esforço coletivo, à comunhão universitária que tanto a população precisa e valoriza.

Repetimos: a Universidade está na linha de frente! E a Unicentro assim permanecerá, até que possamos reestabelecer a normalidade e reforçarmos nossos laços de fraternidade, de amizade, de solidariedade. Esse é o lema da Unicentro, essa é a nossa jornada maior agora.

Venham conosco!

Fábio Hernandes, reitor da Unicentro

Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor da Unicentro

Centro-Sul do Paraná, 31 de março de 2020.