Deputada Cristina Silvestri solicita que Unicentro seja habilitada a realizar exames de detecção do covid-19

A deputada Cristina Silvestri encaminhou ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, no final da tarde de ontem, 30, uma solicitação para que o laboratório de análises clínicas da Unicentro, vinculado ao curso de Farmácia, seja habilitado noSistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, o Sislab. Caso seja dada a autorização, a universidade poderá passar a colaborar com o Lacen, que é o Laboratório Central do Estado do Paraná, na realização dos testes de detecção do novo coronavírus.

Nós sabemos que a Unicentro é referência em muitos assuntos e para contribuir com a saúde não é diferente. O reitor me comunicou sobre a possibilidade da instituição realizar de imediato quase 100 exames por dia e, frente a isso, solicitei ao governo do estado a habilitação do laboratório-escola do curso de Farmácia para essa atividade. Isso auxiliará no diagnóstico mais rápido dos casos suspeitos na nossa região, formada por meio milhão de pessoas”, explica Cristina sobre o porquê da solicitação.

A descentralização vai tornar as análises de casos suspeitos de Guarapuava e mais 20 municípios da região mais ágeis. Com isso, pacientes e profissionais da saúde terão acesso mais rápido aos resultados. Tanto a detecção quanto o descarte permitem que as autoridades sanitárias intensifiquem os esforços de atendimento aos acometidos pelo covid-19. “Nossos casos suspeitos estão crescendo e precisamos de respostas rápidas para começar o tratamento de pessoas com eventuais confirmações da doença. Se nós temos uma instituição que pode atender de maneira eficaz e rápida e nossa macrorregião, não há porque continuarmos mandando exames para longe, como Curitiba, para aguardar os resultados”, avalia a deputada.

A expectativa do gabinete da deputada Cristina Silvestre é que o governador responda a solicitação até o final dessa semana. “A Unicentro é uma universidade de excelência e pode ter papel fundamental no combate ao coronavírus na nossa região”, finaliza.