Professores e estudantes de Medicina desenvolvem pesquisa sobre o covid-19

“A proposta da pesquisa é conhecer as reações dos estudantes de Medicina frente a pandemia. É uma situação inusitada aqui em nosso país, há mais de cem anos nós não tínhamos quarentena, nem uma pandemia e, agora, os estudantes – a gente observa, tem a sensação de que eles estão um pouco assustados com essa situação. Por isso, a gente resolveu fazer uma pesquisa para observar quais as reações deles, como eles estão aprendendo sobre a doença nova, como eles estão reagindo em relação às medidas preventivas e como eles estão reagindo em relação à situação de estresse e ansiedade”.

A explicação acima é do médico e professor do curso de Medicina da Unicentro Abrao José Melhem Junior. Ele e o médico David Figueiredo, que também é chefe do Departamento de Medicina, estão coordenando a pesquisa que, seguindo protocolos internacionais, busca medir o grau de estresse e de ansiedade, além do conhecimento sobre o coronavírus, entre os estudantes de Medicina de instituições de ensino superior localizadas em todas as regiões do Brasil. Para isso, contam com a participação dos estudantes que integram a Liga Acadêmica de Clínica Médica, formada por estudantes do curso de Medicina da Unicentro, como o Tiago Ramalho.

“Sem a pandemia, é fato que não existiria essa pesquisa. O modo como ela vem impactando a sociedade como um todo é algo inimaginável. A pesquisa está sendo desenvolvida a partir de um questionário eletrônico, simples e direto. Quanto mais alunos tiverem acesso, melhor para a pesquisa. Por isso, também é extremamente importante a divulgação”, conta Tiago.

Com 500 formulários preenchidos, os pesquisadores começam a tabular e analisar os dados estatísticos. Além disso, os participantes – professores e alunos – também deram início a novas etapas, procurando saber quais são as percepções sobre a pandemia na perspectiva de profissionais da área da saúde e da população em geral. Qualquer um pode participar e contribuir com a pesquisa. Para isso, basta acessar os formulários disponibilizados online. Para profissionais da saúde o link é https://docs.google.com/forms/d/13wwJYqzJvtkE6gzfC7x4j_RYzo4hdRf0kqOoB9T9_TE/viewform?edit_requested=true. Já os membros comunidade interessados podem acessar https://docs.google.com/forms/d/1XCYP9qlU1Ai0M74h02PaVJX97zZqKJZobj5j5QwAmOw/viewform?edit_requested=true.

A escolha pelo método é explicada pelo professor Abrao. “Nós usamos uma ferramenta muito simples que é o Google Formulários, disponibilizado pela própria instituição Unicentro, através do convênio com a Google. E isso tem sido bastante satisfatório no retorno rápido e tabulação já dos primeiros resultados e vai nos ajudar também nas análises estatísticas”.

Os primeiros resultados devem ser divulgados em 30 dias e, como reitera o estudante Tiago, “essa pesquisa é importante na medida em que visa fornecer dados para medidas de prevenção da covid-19 e outras infecções, bem como da saúde mental associada a esse período”.