Unicentro é parceira do Cilla Tech Park

Guarapuava está avançando a passos largos rumo à inovação. Prova disso é a criação de um parque tecnológico, o Cilla Tech Park. Ele tem como objetivo atrair e desenvolver iniciativas empreendedoras de cunho tecnológico, promovendo o desenvolvimento sustentável de Guarapuava e região. O projeto é apoiado por um ecossistema que une o poder público, a iniciativa privada e as instituições de ensino superior e pesquisa. É por isso que a Unicentro é uma das 13 entidades participantes do parque tecnológico.

Estamos fazendo parte, com muito orgulho, com muita satisfação, desse momento histórico, desse momento em que nossa cidade vive, uma cidade que está em franco crescimento, buscando inovação, buscando tecnologia. E a Unicentro é sempre parceira de qualquer atividade que possa desenvolver o município”, destaca o vice-reitor da universidade, professor Ademir Fanfa Ribas.

Um passo importante para a implantação do Cilla Tech Park foi a formalização do seu estatuto de fundação. O evento, realizado na prefeitura, reuniu as entidades parceiras do projeto para a assinatura do protocolo. O bom início das atividades do parque tecnológico foi um dos pontos destacados pelo diretor do Separtec, José Maurino de Oliveira. “Eu diria que é um divisor de águas. O Parque Tecnológico de Guarapuava, o Cilla, ele começa de uma forma muito especial. Primeiro, reúne as universidades. Segundo, você tem um ambiente que tem lazer, você tem um ambiente onde você tem moradia e não é uma moradia elitizada. Junto a isso, quando você traz a universidade, traz os alunos, você está falando de pesquisa aplicada e, hoje, o mundo precisa de pesquisa aplicada. O governo do estado do Paraná se sente honrado em poder estar aqui”.

Na cerimônia de criação do parque tecnológico, universidade foi representada pelo seu vice-reitor, professor Ademir (Foto: Coorc)

Na mesma linha, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, afirma acreditar que “Guarapuava vive um momento diferenciado e uma oportunidade incrível, principalmente, para aquelas pessoas que sempre esperaram e buscaram uma oportunidade para viver numa cidade que cria um ambiente favorável ao desenvolvimento da inovação, da pesquisa, do desenvolvimento de novos negócios”.

A premissa do Cilla Tech Park é constituir uma associação sem fins lucrativos que busca reunir, desenvolver e fomentar novas ideias em Guarapuava e região. Por isso, de acordo com o empresário Odacir Antonelli e o superintende de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, a expectativa é de que o trabalho em parceria entre as entidades impulsione resultados positivos.

A gente entende que a soma de todo esse cenário, de toda essa maré favorável em tantas frentes tornou oportuno este momento e vai fazer com que o Cilla Tech Park seja, em curto tempo, uma referência no estado do Paraná, no Brasil, e que possamos atrair para cá muitas coisas e daqui também oferecer muitas coisas ao mundo”, afirma Bona.

Guarapuava está criando um parque diferente no Paraná e até no Brasil. É um parque público e filantrópico. Não tem como objetivo o lucro, mas tem a gestão privada. Então, ele é completamente diferente dos demais porque ele vai gerar uma agilidade muito grande nas suas decisões. Guarapuava ganhou um novo marco de desenvolvimento econômico e social de Guarapuava e região”, finaliza Odacir.