Palestra sobre envelhecimento feliz dá início das atividades da Uati, em Irati

Além dos estudantes regulares de graduação e pós-graduação, a Unicentro também promove vínculos com outros alunos através dos seus projetos de extensão. Um deles é a Universidade Aberta para a Terceira Idade, a Uati, que proporciona atividades para idosos no Campus Irati. Uma das alunas é a Arlete Filipaki. Aos 75 anos, ela participa das atividades  do projeto na Unicentro há quase 22 anos. “Teatro, dança, atividade física, trabalhos manuais, a parte de psicologia, a parte de fonoaudiologia, turismo, uma infinidade de oficinas, muitas. A Uati transformou a minha vida! Eu era uma pessoa fechada, que não me divertia e, depois da Uati, eu sou uma mulher diferente. Eu vejo a vida com positivismo, com outros olhos. Sou muito mais feliz. A Uati me trouxe felicidade”, diz.

De acordo com o coordenador da Uati, professor Paulo César Tomalchelski, o projeto tem como objetivo realizar palestras, oficinas e debates, tendo como foco principal a educação pela longevidade e para o empoderamento. “Para as palestras, fazemos a utilização de diversos materiais e recursos metodológicos, tais como multimídia, ciclo de debates, jogos pedagógicos, atividades lúdicas em geral, oficinas, aulas e passeios em locais de acesso público”, detalha Tomalchelski.

Em Irati, atividades da Uati são desenvolvidas duas vezes por semana (Foto: Coorc)

Neste início de ano, a equipe da UATI organizou uma aula inaugural para começar oficialmente o início do calendário 2020 do projeto. Na ocasião, a direção do Campus Irati deu as boas vindas às alunas e o coordenador da Uati repassou quais atividades estarão disponíveis para os idosos participantes. “Para esse início de ano, e gente já conta com atividades físicas, jogos gerontológicos, xadrez, literatura, inclusão digital, cinema, automaquiagem e demais atividades, como visitas a museus e outros temas.  A gente também estará fazendo uma campanha interna para buscar novos temas a serem trabalhados com o grupo”.

Durante a aula inaugural, as alunas da Uati puderam assistir à palestra do terapeuta naturalista Renato Marochi. Ele falou sobre como envelhecer com saúde e alegria. “O envelhecimento sem a alegria, você não envelhece, você morre muito mais cedo. Esse é o ponto chave. E você tem que ter essa alegria porque o nosso sistema endócrino, que é um sistema inteligente, ele depende de duas situações. Da tua alegria, ele vai produzir todos os hormônios do bem, da saúde, do prazer. E se você tiver triste ou decepcionado com a vida, o hormônio corrosivo, que é o cortisol, que acaba produzindo infecções, dores e tumores. Então o segredo é justamente a alegria”, explica o palestrante.

Durante a fala, Marochi também deu algumas dicas de como levar uma vida mais leve e natural, para garantir o envelhecimento saudável. “O meio natural é o meio do equilíbrio. Então, você ajuda a equilibrar e, equilibrando, você tira a causa que vai produzir um dano. Você trabalha já na causa e esse dano não vai existir ,porque você está propiciando para o teu organismo uma vida saudável. As plantas, os meios naturais, o exercício físico, a boa respiração e, principalmente, pensamentos alegres na cabeça, boas relações familiares e boas relações nos seus ambientes ajudam a pessoa a ter um envelhecimento saudável”.

Atividades são gratuitas e abertas a maiores de 55 anos (Foto: Coorc)

Uma das participantes da Uati, a aposentada Maria de Lourdes Mosele, de 74 anos, comentou que o conteúdo repassado na palestra do terapeuta naturalista agrega para a sua rotina de autocuidados. “Eu já tenho essa atitude de cuidado, de cuidar da saúde, eu me cuido bastante. E a palestra do Renato foi excelente e muita coisa a gente vai melhorar, sabe?”.

Podem participar das atividades Uati qualquer pessoa com mais de 55 anos. As inscrições são feitas diretamente na secretaria da Universidade Aberta aTerceira Idade, que fica no Prédio Principal do Campus Irati da Unicentro. Os encontros são realizados duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, das 13 às 17 horas. A prefeitura de Irati disponibiliza transporte para as participantes. O ônibus passa por vários pontos da cidade.