Últimos dias de inscrição para teste de nivelamento do Paraná Fala Francês

Bruno Leandro Fonseca é estudante do curso de Filosofia da Unicentro. Agora, ele está se preparando para aprimorar seus conhecimentos em língua francesa. “Eu já tive contato com a língua francesa, aprendi em três anos, tive umas aulas e eu acabei gostando da língua por conhecer, mas sobretudo porque eu estudo um autor que cuja a língua original, a língua mãe é a francesa”.

Bruno vai dar continuidade ao aprendizado do idioma através do Programa Paraná Fala Francês (PFF). Uma iniciativa do governo do estado, através da Seti (Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), que oferta cursos de idiomas de forma gratuita para estudantes de graduação e pós-graduação, professores e funcionários das universidades estaduais paranaenses.

A Unicentro é uma das que conta com as aulas de francês. Para quem quer inscrever no programa e, como o Bruno, tem um conhecimento prévio do idioma, a universidade vai oferecer, segundo a coordenadora institucional do programa, professora Denise Witzel, um teste de nivelamento antes das inscrições terem início. “A quem se destina? A quem já estudou um pouquinho de francês, quem começou um curso depois não pode mais continuar e que tem esse início, esse básico”.

A prova de nivelamento do Paraná Fala Francês vai ser aplicada no dia 16 de março no campus de Irati e aqui em Guarapuava em 17 de março no Santa Cruz, e no dia seguinte no Cedeteg. Quem quiser fazer o teste pode se inscrever de forma gratuita até o próximo dia 13 no site de eventos da Unicentro.