Recredenciamento da Unicentro é assinado pelo governador Ratinho Jr

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior anunciou, nesta quinta-feira (12), o recredenciamento institucional Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste). O procedimento, que é requerido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e coordenado pela Seti, ocorre a cada dez anos e busca garantir a continuidade das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica ofertadas pelas instituições.

Para receber o recredenciamento as universidades passam por uma avaliação que envolve quatro aspectos: Organização Institucional; Políticas, Normativas e Práticas Institucionais para o Ensino (Graduação e Pós-Graduação), Pesquisa e a Extensão; Corpo Social; e Infraestrutura. As comissões de avaliação são formadas por membros que possuem experiência e vivência no meio acadêmico.

Recredenciamento foi assinado em cerimônia com a presença do reitor Fábio Hernandes e do superintendente Aldo Bona (Foto: Seti)

O ato de recredenciamento marca a inserção formal das universidades dentro da nova regulação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. A Seti constituiu comissões verificadoras com professores experientes que avaliaram a Unicentro e outras quatro universidades, resultando em um parecer favorável ao recredenciamento”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná,Aldo Bona.

Segundo o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, “o processo de recredenciamento também foi importante para promover debates internos sobre os rumos que a universidade deve seguir nos próximos anos”.

Ainda durante a cerimônia de recredenciamento, o governador Ratinho Jr também assinou o decreto que permite à Seti reconhecer, renovar e criar novos cursos de graduação no Sistema Estadual de Ensino Superior, desde que não resulte em ônus para o Estado.