Últimos dias de inscrições para o Elap

O processo de internacionalização da Unicentro tem se consolidado a cada ano. Uma das oportunidades para que os estudantes da universidade realizem parte da graduação em outro país é o Elap, o Programa dos Futuros Líderes nas Américas. Esse programa oferece bolsas de estudos em universidades canadenses para estudantes brasileiros.

O Elap é um programa de bolsa de estudo que o governo canadense oferta para os estudantes de excelência acadêmica. Como é uma chamada voltada para estudantes latino-americanos e do Caribe, as universidades canadenses acabam recebendo indicações das instituições parceiras que existem nesses países. E, nesse caso, nós aqui da Unicentro podemos participar”, conta o responsável pelo Escritório de Relações Internacionais da instituição, Miguel Bacheladenski.

Uma das instituições de ensino superior canadenses que participa do Elap é a Université du Québec à Trois-Rivière. A UQTR está com as inscrições abertas para estudantes de graduação e pós-graduação da Unicentro que desejam concorrer a uma bolsa para realizar estadia de estudos ou estágio de pesquisa. As inscrições podem ser feitas até o dia seis de março. De acordo com Miguel, podem se inscrever alunos de graduação que não estejam cursando o primeiro ou o último ano, e também estudantes da pós-graduação, sem restrição de curso. Para participar, os interessados devem comprovar a proficiência em língua francesa.

Como a UQTR fica na porção francesa, então, é requisito obrigatório que o estudante tenha uma boa capacidade de comunicação em idioma francês. Para isso, ele tem que apresentar um comprovante de proficiência, que seria um exame oficial que é aplicado pela Aliança Francesa aqui no Brasil, com a pontuação de 750 pontos. É uma pontuação considerada, digamos que 80% da nota”, detalha.

O Elap é um programa que tem como foco a procura por novos líderes na América Latina e no Caribe. Por isso, como lembra Miguel, ao redigir a carta de motivação para estudar no Canadá, exigida para a inscrição, é importante que o estudante destaque suas características de liderança. “Ele tem que deixar claro qual é a sua liderança durante o documento, para que a avaliação do governo canadense veja: ‘ah, esse é um estudante que já fez algo interessante no Brasil e ele pode vir ao Canadá e fazer algo de diferente também, pode contribuir aqui. Ele tem que mostrar que vai levar algo também e, principalmente, como ele tem que retornar para a instituição após a conclusão da mobilidade, que ele trará algo de lá para contribuir aqui também. Então, esse é o grande diferencial nas avaliações do governo canadense. Eles consideram muito essa questão da liderança”.

OFF4) O edital de inscrição para o Elap está disponível na página do Escritório de Relações Internacionais. Para mais informações, o telefone do ERI é o 3621-1085.