Inscrições para seleção da turma 2020 do Mestrado em História vão até 13 de maio

Que tal escrever a história da sua carreira acadêmica junto com a Unicentro? Estão abertas as inscrições para a turma de 2020 do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH). Este ano, o Programa mudou um pouco o seu sistema de seleção. Segundo o professor Oseias de Oliveira, que é o coordenador do PPGH, as inscrições começaram mais cedo, com o intuito de fornecer um cronograma mais favorável para os candidatos no processo seletivo. “O que nós fizemos foi enxugar o processo de análise e permitir com que os alunos apresentem os seus projetos mais elaborados ou mais organizados”.

A área de concentração do PPGH é “História e Regiões”. Dentro dessa área, os mestrandos podem optar entre duas linhas de pesquisa. Uma é “Espaços de Práticas e Relações de Poder” e a outra “Espaços Simbólicos, Ambiente e Corporeidades”. O Programa oferece um curso de Mestrado que, de acordo com o coordenador Oseias, é interessante como formação complementar de diversas áreas do conhecimento.

O nosso Programa de Pós-Graduação tem uma interface de estudos e de pesquisa que abrange várias disciplinas vizinhas – a Geografia, a Educação, a Pedagogia, a Antropologia, Sociologia, as Ciências Sociais, o Direito. Nós já temos experiências aqui de egressos da área do Direito, da área das Comunicações, do Jornalismo, da Geografia, da Administração, da Educação. Então, é um Programa que permite o diálogo com as disciplinas vizinhas da História”, afirma Oseias.

As inscrições para seleção são feitas exclusivamente pela internet, no site da Unicentro. No ato da inscrição o candidato deverá anexar o Currículo Lattes, a sua proposta de projeto de pesquisa e indicar até três nomes de orientadores, entre om docentes do programa. O professor Oseias explica como funcionam as fases do processo de seleção para o mestrado em História. “O nosso processo de seleção é feito em três etapas – uma etapa onde há uma análise do projeto, depois um processo de avaliação com uma prova escrita e, por fim, um processo de arguição ou de entrevista onde o aluno vem comentar sua proposta de pesquisa, sua estratégia de pesquisa no Programa”.

As inscrições para o Mestrado em História da Unicentro podem ser feitas até o dia 13 de maio. O valor da taxa de inscrição é de 50 reais. A publicação do edital com o resultado da avaliação do projeto sai no dia 25 de maio. A prova escrita está marcada para o dia primeiro de junho. As entrevistas com candidatos serão feitas em quatro de junho e o resultado final será publicado no dia nove. As aulas começam no segundo semestre de 2020, no início do mês de agosto. Mais informações e inscrições pelo site.