Últimos dias de inscrições para o Paraná Fala Inglês

Encerram no próximo domingo, 1º de março, as inscrições para a seleção de candidatos para as turmas do primeiro semestre de 2020 do Programa Paraná Fala Inglês (PFI). A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) disponibiliza vagas para toda comunidade universitária. Por ser exclusivo para estudantes, professores e agentes universitários, no ato da inscrição, é necessário anexar um documento comprobatório de vínculo com a universidade.

O PFI conta com um teste de nivelamento para a definição do nível dos matriculados. Essa prova será aplicada nos campi Santa Cruz e Cedeteg, em Guarapuava, nos dias 12 e 13 de março e, em Irati, no dia 12 de março. Na Unicentro, estão sendo ofertadas nove turmas regulares, com até 20 alunos cada. “As turmas ofertadas são condizentes com o resultado do teste de nivelamento. Há novos alunos ingressando na universidade e você nunca está absolutamente certo do nível de proficiência dos participantes. Então, a gente sempre aguarda e, a partir dos resultados dos testes, é que a gente organiza as turmas”, explica a coordenadora institucional do Paraná Fala Inglês, professora Neide Pinheiro.

O objetivo do programa é fornecer a professores, funcionários e acadêmicos das instituições de ensino superior estaduais do Paraná domínio do idioma visando o estabelecimento de parcerias com universidades do exterior e a publicação dos resultados de pesquisas internacionalmente. “O PFI é um programa diferenciado, no sentido que a proposta dele é atingir um público-alvo que tenha o interesse acadêmico. Ele quer cada vez mais elevar o nível de proficiência voltada à produção acadêmica, ou seja, publicação de artigos, participação em parcerias internacionais. E tudo isso necessita de um nível de proficiência em língua estrangeira”, afirma Neide.

O diretor de Convênios da Unicentro, Rodrigo Zentil Maito, participa do Paraná Fala Inglês desde os primeiros anos do programa, quando foram abertas turmas para funcionários e professores. Para ele, os resultados obtidos nestes anos são notáveis, aplicando os conhecimentos tanto na vida pessoal, como na profissional. “Por meio do programa, eu percebi uma melhora bem significativa no meu inglês. Aqui na Diretoria de Convênios, nós temos alguns termos que são internacionais e que o idioma inglês é utilizado para verificação, se há algum erro, alguma coisa que não está em acordo com o português. Foi muito útil nesse sentido o programa. Então, além de uma evolução pessoal que eu senti, também deu para perceber que ele foi interessante para a instituição”, disse Rodrigo, que, no ano passado, alcançou o nível post-intermediate (pós-intermediário em tradução literal).

A previsão é que as aulas iniciem no dia 23 de março. Os cursos são presenciais e gratuitos, cabendo ao participante adquirir o material a ser utilizado nas aulas. Mais informações podem ser obtidas no site ou pelo e-mail.