Prêmio Franz Jaster volta a premiar jornalistas de Guarapuava e região

Anualmente, a Cooperativa Agrária Agroindustrial, em parceria com a Unicentro, realiza o prêmio Franz Jaster de Comunicação. A premiação tem como objetivo destacar os trabalhos jornalísticos sobre a temática central do Wintershow 2019: a excelência em cereais de inverno e, também, as pesquisas relacionadas ao tema e apresentadas no evento. “Nos últimos anos, tem mostrado que tem sentido essa parceria. Quando foi criada foi pensada, justamente, em aproveitar melhor o curso de Jornalismo e destacar mais as pesquisas científicas que são feitas na área agrícola na nossa instituição de pesquisa, que é a Fapa. O que a gente quer e que esse viés técnico seja bastante destacado e sejam mais profundas também as reportagens”, avalia sobre a parceria para o Franz Jaster o presidente da Agrária, Jorge Karl.

Os ganhadores do Franz Jaster 2019 (Foto: Coorc)

Neste ano, foram no total 61 trabalhos inscritos e, desses, 26 foram finalistas em seis categorias: Fotografia, Jornalismo Impresso ou Online, Material Televisivo, Reportagem Radiofônica, Universitários e, a novidade desse ano, Assessoria de Imprensa. “O Wintershow, grande parte da força dele vem dos expositores, sejam eles pequenos, médios, grandes, regionais, nacionais ou grupos globais. E, em geral, esses expositores têm unidades de comunicação interna, unidades de assessoria de imprensa, que também publicizam o Wintershow Agora nós temos uma meta muito grande, muito forte que essa categoria se consolide e que ano que vem a gente tenha 20, 30, 40 veículos de comunicação das assessorias concorrendo”, projeta um dos membros co comitê organizador do Franz Jaster, professor Marcio Fernandes.

A modalidade que teve como ganhadora a Secretaria de Comunicação de Guarapuava, com a jornalista Ana Lígia Sena. “Você tenta colocar um olhar mais técnico, tenta aprimorar a tua forma de escrever, tua forma de fotografar, de gravar um texto. Então, esse incentivo vai muito além de um dinheiro. (corta e cola) 02’05’’ quando você recebe um troféu, um agradecimento, alguém viu seu material de outra forma. Analisou, gostou e você está sendo premiada por isso é bem legal”, conta.

Egressa da Unicentro, Fernanda Motter foi a grande ganhadora da noite com três primeiros lugares (Foto: Coorc)

A jornalista Fernanda Motter foi a mais premiada da noite, conquistando três primeiros lugares. Ela foi a ganhadora em Fotografia, Material Televisivo e Reportagem Radiofônica. “Eu acho que o Franz Jaster é um prêmio que valoriza o profissional jornalista local. Principalmente, um prêmio que a gente vê que a qualidade dos trabalhos é muito alta, profissionais até da região participam e eu fico muito feliz”.

Na categoria Jornalismo Impresso ou Online o ganhador foi Paulo Esteche, do Paraná Central. Já a categoria Universitários teve como vencedora a estudante Priscila Pollon. “É muito importante ter prêmios como esses da Agrária e da Unicentro para incentivar os estudantes, porque nós somos os futuros profissionais. Então, para mim, é uma alegria imensa estar participando”, diz Priscila.

Durante a cerimônia de premiação, o professor Marcio também fez um balanço da edição. “A cada ano a qualidade do material, da cobertura jornalística se incrementa. E o próprio corpo de jurados, que é formado por colegas da profissão, por pesquisadores, cientistas da comunicação e da área de Agronomia, de várias partes do país reconhecem isso. Então, há um trabalho importante, de uma área importante do estado de Paraná de um setor extremamente relevante que é do agronegócio”.