Campus Cedeteg completa 20 anos de funcionamento

2019 marca os 20 anos de instalação dos primeiros cursos de graduação da Unicentro no campus Cedeteg. O imóvel foi cedido em 1999 à universidade pela prefeitura por meio de um convênio de cooperação técnica. Os cursos de graduação em Química, Engenharia de Alimentos e Ciências Biológicas foram os primeiros a se instalar no campus Cedeteg. E para comemorar esses 20 anos de história, os coordenadores dos três primeiros cursos instalados no campus foram homenageados pela iniciativa de assumir as atividades administrativas, didáticas e científicas da universidade no Cedeteg.

Durante a cerimônia foram homenageadas então chefes de Departamento dos primeiros cursos a se instalarem no Cedeteg (Foto: Coorc)

Foi um evento de sucesso e, hoje, nós comemoramos isso com muito orgulho e com muita satisfação porque, naquele momento, tomaram a decisão correta, empreendedora, com uma visão de futuro. E a universidade não poderia passar em branco sem homenagear essas pessoas que, na época, tiveram essa iniciativa”, explica o reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza.

O início dessa trajetória também foi relembrado pelo professor José Cantos Lopes Filho, que atuava como coordenador do colegiado do curso de Engenharia de Alimentos na época. “São 20 anos de Cedeteg e muitas histórias se passaram por aqui. É muita conquista, é muita importância, é muito campus para um dia que nasceu do nada. Então, é muito importante ver um campus desse de quase 100 hectares, com mais de 100 edificações, mais de uma dezena de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Eu posso dizer para você que é de encher os olhos e quase chorar”.

Ao longo desses 20 anos, o campus Cedeteg só cresceu. Hoje, são 19 cursos de graduação e nove programas de pós-graduação alocados na unidade universitária. Além das atividades de ensino, também são desenvolvidos diversos projetos de pesquisa, de extensão e de prestação de serviço especializado. Trabalho que, segundo o diretor do campus, professor Fábio Hernandes, tem contribuído para que a Unicentro se torne cada vez mais conhecida. “Hoje a Unicentro é o que é graças a essas pessoas que não mediram esforços, tiveram a coragem em trazer parte do então campus universitário de Guarapuava para o Cedeteg. Hoje o Cedeteg é o maior campus em extensão, com maior número de cursos de graduação e de pós-graduação, isso graças a essas pessoas que plantaram essa semente”, avalia.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, esteve na cerimônia de comemoração pelos 20 anos do campus Cedeteg. “O campus que é hoje o maior campus da universidade, é onde a universidade tem perspectiva de continuar com a sua expansão e, sem dúvida nenhuma, tem um potencial muito grande de atender as demandas da sociedade, as demandas da comunidade de Guarapuava e região. O sucesso vem com muito esforço e com muito trabalho e é isso que a comunidade acadêmica da Unicentro tem feito, particularmente a comunidade acadêmica do campus Cedeteg”.