Curso Pré-Vestibular Unicentro recebe Moção de Aplausos

A Unicentro, mais uma vez, teve seu trabalho reconhecido. Dessa vez, a homenagem veio da Câmara de Vereadores de Guarapuava e foi para o Curso Pré-Vestibular, que em 2019 completa 10 anos de criação. Pelo sucesso alcançado, o projeto recebeu uma Moção de Aplausos e Congratulações. Homenagem que emocionou os envolvidos no projeto.

É uma emoção, primeiramente, porque é um trabalho de 10 anos, consolidado, é construído em várias mãos e que, hoje, a gente recebe esse reconhecimento de Guarapuava e, não só de Guarapuava, porque o projeto atende mais 10 municípios. Então, para a gente é uma alegria enorme, porque todo o trabalho vem sendo construído a pequenas doses e a várias mãos e, hoje, a gente vê que ele realmente faz diferença, que ele muda a vida das pessoas para melhor e a Câmara reconhece isso”, diz a professora Elaine Maria dos Santos, pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro.

Equipe do cursinho acompanhou a homenagem (Foto: Coorc)

Desde 2009, quando começou a funcionar, 1.200 alunos passaram pelo cursinho. Todos em busca de uma vaga no ensino superior, em especial na Unicentro. Foi por esse trabalho, que o curso ganhou o reconhecimento da Câmara, a partir de um projeto de autoria do vereador Guto Klosowski. “Quando tomei conhecimento do trabalho realizado, de todo o projeto que existe em prol de benefíciar toda essa população carente. Foi isso que motivou. Toda minha vida acadêmica eu participei dessa universidade, que é pública, gratuita e de qualidade. Então, nada mais justo do que reconhecer o trabalho dessas guerreiras aí. Parabenizar esse trabalho que já gera resultados positivos para a nossa sociedade”, explica o legislador.

O Curso Pré-Vestibular, segundo a professor Elaine, é uma das formas encontradas pela Unicentro de se fazer presente no dia a dia da população. Essa atividade, além de proporcionar a integração com a comunidade, ainda permite que, cada vez mais, a população de Guarapuava e região, e também a comunidade acadêmica possam ser beneficiadas com o conhecimento gerado na universidade. “No início de 2019, nós atingimos o índice de 85% de aprovações. Então, para a gente, isso é fantástico, porque o que nós queremos é que esse jovem que vem para o projeto, que é um jovem vulnerável, que ele tenha oportunidades, diferentes oportunidades para criar novos caminhos. E também o outro aspecto que nós trabalhamos é a formação do nosso estudante, o nosso aluno de graduação e de pós-graduação, de modo que ele possa ter um novo espaço ou um espaço diferente de formação. Onde ele pode refinar seus conhecimentos, testar a teoria e a prática, enfim, sair um profissional mais completa”.

A pró-reitora de Extensão discursa na Câmara de Vereadores (Foto: Coorc)

Para a equipe que atua no cursinho, a homenagem recebida pela Câmara é um importante reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação de todos e, também, uma forma de mostrar o quanto iniciativas como o projeto podem impactar positivamente a sociedade. “Isso mostra que a gente está no caminho certo. Isso faz a diferença, aproxima a universidade da comunidade e, também, estimula tanto os nossos graduandos como pós-graduandos, a valorizarem esse ato de ensino, de educação’, avalia Ana Lúcia Suriani, coordenadora pedagógica do projeto. Já a coordenadora administrativa, Mônica Cristina Nunes, avalia que “esse reconhecimento pelos vereadores nos faz entender que estamos no caminho certo, que podemos fazer muito mais além dos muros da universidade. E isso, para nós, é muito gratificante”.

Um dos professores do pré-vestibular, Luiz Felipe de Lima, que também acompanhou a homenagem na Câmara, a moção de aplausos também é uma forma de mostrar a população o quanto iniciativas como o esse projeto podem impactar positivamente a sociedade. “É mega importante porque também nós podemos mostrar para Guarapuava e região o que é o Curso Pré-Vestibular da Unicentro e como a extensão universitária, na universidade pública, pode impactar diretamente na sociedade”.