Abertas inscrições para a seleção das turmas 2020 de mestrado e doutorado em Geografia

Abertas inscrições para a seleção das turmas 2020 de mestrado e doutorado em Geografia

O Programa de Pós-Graduação em Geografia está com inscrições abertas para o processo seletivo das turmas 2020 de mestrado e doutorado. Segundo o coordenador do PPGG, professor Edivaldo Lopes Thomaz, o Programa objetiva formar profissionais que atuem no campo acadêmico, mas também em empresas e institutos de pesquisa. “É uma formação bastante ampla, bastante plural. Mas de maneira geral, nós temos, como o mestrado é acadêmico, a gente forma mais para academia e, também, pessoas que querem se aperfeiçoar para trabalhar em empresas ou para trabalhar em institutos de pesquisa”.

O professor Edivaldo destaca que o programa conta com duas linhas de pesquisa, tanto para o mestrado quanto para o doutorado: “Dinâmica da Paisagem, Geomorfologia e Análise Ambiental”, que é voltada para a geografia física, e “Dinâmica dos Espaços Rurais e Urbanos”,focada na geografia humana. O PPGG abriu, para 2020, 29 vagas. “Na linha um, que é a Dinâmica da Paisagem, nós temos para mestrado atualmente nove vagas abertas, para doutorado nós temos quatro vagas. Já na linha Dinâmica dos Espaços Rurais e Urbanos, que é a linha dois da geografia humana, nós temos para mestrado 12 vagas e para doutorado quatro vagas”, detalha. 

Para concorrer a uma das vagas basta ser graduado ou mestre em qualquer área do conhecimento. Além disso é necessário a comprovação de proficiência em uma língua estrangeira para o mestrado e em duas línguas estrangeiras para o doutorado. As inscrições podem ser feitas na secretaria do Programa, que fica no campus Cedeteg, e seguem abertas até o dia 19 de novembro. Caso o candidato não possa comparecer é possível encaminhar uma procuração com a documentação pelos Correios. O cronograma, link para a inscrição e lista de documentos necessários estão descritos em edital disponibilizado no site do programa. 

Deixe um comentário