Centenas de pesquisas desenvolvidas por estudantes da Unicentro são apresentadas no Eaic

O Eaic, que é o Encontro Anual de Iniciação Científica da Unicentro, é o momento voltado para a exposição dos resultados das pesquisas realizadas, no último ano, pelos estudantes de graduação, para a troca de ideias e para o debates entre pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. “A gente nota que a diferença entre o aluno que faz iniciação científica e o aluno que não faz iniciação científica é grande”, avalia o diretor de Pesquisa da Unicentro, professor Luciano Farinha.

Com atividades em todos os campi da Unicentro, as apresentações do Eaic complementam a formação acadêmica do estudante. Depois de muita pesquisa e estudo, agora é o momento de divulgação do conhecimento científico. Para a estudante Isabelly Fiuza, participar do programa de iniciação científico e do Eaic “é um enriquecimento bem grande na nossa formação acadêmica. É uma forma de estarmos preparados, por exemplo na minha área, para a sala de aula. o professor fala bastante e a gente precisa estar preparado para lidar com o público, então acho bem importante”.

Estudantes de todas as áreas participam do programa de IC

As também acadêmicas Aline Fiuza e Gislaine Donato completam. “Tudo o que foi feito na IC nos resultou positivamente, significativamente para o nosso crescimento enquanto profissionais, mesmo enquanto alunos”, diz a primeira. “Acredito que tem muita relevância, porque ele vai trazer mais destaque para o curso”, acredita a segunda.

Ser orientador é estimular o aluno a participar de uma das possibilidades ofertadas pela universidade: a pesquisa. “Você, enquanto orientador, estimula os alunos a trabalhar na pesquisa e ter uma visão geral, uma visão holística, dentro dos fundamentos e das teorias”, explica o professor Carlos Roberto Alves, do Departamento de Secretariado Executivo.

Para o professor Gilberto Grzeszezeszyn, do Departamento de Ciências Contábeis, é através da pesquisa, que se pode chegar a uma melhor prática.“É importante desenvolver este tipo de pesquisa e envolver alunos que possam atuar em conjunto, no sentido de propiciar conhecimento e extensão da academia, da universidade para a prática”.