Minicurso propõe a vivência de um dia em um escritório de contabilidade

Com o objetivo de aperfeiçoar a prática dos futuros contadores, o Departamento de Ciências Contábeis do campus Irati promoveu, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, um minicurso para os estudantes da área. De acordo com a organizadora e professora da Unicentro Marinês Taffarel, a proposta do evento foi proporcionar uma noção de como é “um dia em um escritório de contabilidade”.

Essa demanda de saber como é na prática, como funciona, como são as responsabilidades, prazos, lançamentos, como é o funcionamento de um escritório como um todo, integrado, é fundamental pra eles, e uma demanda crescente, inclusive, solicitada pelos acadêmicos tendo em vista a importância da formação continuada, da atualização sempre na área contábil”, explica Marinês.

Falando com a comunidade acadêmica, o contador Everson Luiz Lopes, do Conselho Regional de Contabilidade Jovem, expôs como se estrutura um escritório de contabilidade. “Eu preparei uma apresentação expositiva com as principais atividades que um escritório básico de contabilidade exerce, desde a parte de constituição de empresa, como se formam as empresas, a parte de tributação das empresas, a parte do processo de abertura, a parte fiscal, a parte da folha de pagamento, e também a parte contábil”.

Atividade foi ofertada em Irati e em Prudentópolis (Foto: Coorc)

Everson também contextualizou os principais serviços prestados por um escritório, como assessoria para o Darf, que é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais, e também o DAS, que é a sigla para o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, a guia mensal de recolhimento de imposto para Microempreendedores Individuais. “Lá você vai aprender a mexer com documentos, entender o que é empresa, entender o que é DARF, entender o que é DAS, a apuração de impostos efetivamente na prática, então essa é a parte mais importante”, discorre.

Durante o minicurso, o contador também enfatizou a importância dos graduandos em Ciências Contábeis já atuarem na área por meio de estágios, para que possam ir se ambientando com a rotina de um escritório.“A indicação é que desde quando ele esteja cursando a universidade, ele já tenha começado um estágio para aprender desde o início. A gente precisa saber pelo menos um pouquinho para a gente se direcionar dentro dos setores que existem dentro do escritório. Então, começar por um estágio em um setor qualquer já é um passo importante”, defende Everson.

O minicurso também será ofertado no Campus Avançado da Unicentro em Prudentópolis, na noite de ontem, 31, como parte da programação da Siepe, que é a Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicentro.