Professor da Unicentro lança coletânea sobre análise lacaniana do discurso

Além de ensinar, os docentes de uma universidade estão sempre produzindo novos saberes. O professor do Departamento de Psicologia da Unicentro Nadir Lara Júnior lançou seu mais novo livro, no Miniauditório do campus Irati. Na ocasião, os também pesquisadores da universidade Matheus Brandão, da mesma área, e Juliana Galli, do Departamento de Fonoaudiologia, fizeram uma leitura crítica da coletânea “Análise Lacaniana de Discurso: subversão e pesquisa crítica”. “A análise lacaniana do discurso é uma perspectiva teórica e metodológica que ajuda a pensar tanto o fazer clínico do psicanalista, quanto o trabalho acadêmico de pesquisa”, explica o professor.

O livro foi organizado pelo professor Nadir em parceria com os docentes Christian Dunker, da Universidade de São Paulo (USP), e David Pavón-Cuellar, da Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, do México. De acordo com Nadir, a obra conta com nove capítulos escritos por pesquisadores e pesquisadoras de vários países. Depois do Brasil, a obra deve ser traduzida para o espanhol e lançada também no México, em 2020. “Um dos critérios que a gente utilizou é o de buscar autores que, de alguma maneira, debatem esse tema, tanto no Brasil quanto no exterior. Então, a partir dessa nossa rede de contatos internacionais, nós fomos atrás desses autores”.

Lançamento foi organizado por estudantes do curso de Psicologia (Foto: Coorc)

A organização do lançamento da coletânea foi uma iniciativa de três alunos da disciplina “Introdução a Psicanálise e a Jacques Lacan”, que é ministrada pelo professor Nadir no curso de Psicologia da Unicentro. “O lançamento do livro ser aqui na Unicentro é uma oportunidade que a gente tem de estar divulgando o trabalho de professores que, além da carga horária em sala de aula e da disposição em orientação em projetos de extensão, enfim, ainda têm esse trabalho de produção fora”, avalia a acadêmica Lirian Simões Krupek, uma dos estudantes organizadores do lançamento.

A partir do contato com essa linha teórica em sala de aula, o estudante do quarto ano de Psicologia João Guimarães contextualizou de que forma a análise lacaniana do discurso faz parte do trabalho de um psicanalista. “A proposta do Nadir e do evento com esse livro é de que não tem como descolar essa construção de um âmbito social e político, não tem como você só apontar o sintoma de uma pessoa sem considerar os laços sociais que estão ali, todas as construções políticas que atravessam a condição psíquica da pessoa”.

O lançamento do livro no campus Irati da Unicentro foi bastante enriquecedor para a formação complementar dos graduandos em Psicologia, conforme destacou a aluna do terceiro ano do curso Juliane Nunes. “Eu acho que é muito importante ressaltar que a universidade não é só conteúdos e prova, que o professor só passa coisa no quadro e a gente vai embora. A gente tem que estar sempre fazendo outras atividades – extensão, pesquisa – porque faz parte da proposta. O psicanalista está sempre em formação. Então, é só um primeiro passo que a gente está dando agora”.