Unicentro sedia reunião de outubro da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Públicas

A Unicentro foi sede da reunião de outubro da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior (Apiesp). Todos os meses, os reitores das universidades do estado se reúnem para debater assuntos de interesse conjunto. Para o reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza, as reuniões descentralizadas, como a que ocorre nessa segunda-feira, 28, em Guarapuava, possibilitam que os reitores conheçam mais sobre as demais instituiçõe. “É sempre uma satisfação muito grande estar recebendo os reitores das universidades do Estado do Paraná, as nossas coirmãs aqui na nossa Unicentro”.

Nesse mês, a LGU (Lei Geral das Universidades) foi um dos assuntos discutidos. “Vamos conversar um pouco sobre o posicionamento da Apiesp em relação a essa tramitação e quais serão nossas ações. A Apiesp trabalha em prol do sistema de Ensino Superior. Então, por isso, é muito necessário que todos os assuntos que tenham interesse do conjunto das universidades sejam debatidos. O local ideal, a instância melhor para que a gente faça isso é na nossa associação, que busca defender os interesses do sistema do Ensino Superior no Estado do Paraná”, defende a presidente da Apiesp e reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), professora Fátima Padoan.

Reitor e vice eleitos da Unicentro foram apresentados aos reitores durante a reunião (Foto: Coorc)

Participaram da reunião – além de Fátima e Osmar, os reitores das estaduais de Londrina (UEL) e de Maringá (UEM). O reitor da UEL, professor Sérgio Carvalho, também defende as reuniões como instâncias privilegiada para os debates e decisões. “Nós trocamos experiências, traçamos estratégias de intervenção conjunta dos problemas que nos afetam. Todos nós, enquanto universidades, temos a obrigação de ajudar no desenvolvimento do estado e se ajudar em conjunto, fazendo projetos coletivos”.

Nesta terça, os representantes participam de uma mesa-redonda integrante da programação da Semana de Integração Pesquisa, Ensino e Extensão da Unicentro (Siepe). O tema é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento” e as discussões contam que a participação do ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antônio Zago.