CineKids do campus Irati proporciona atividades lúdicas na Semana da Criança

O cinema é uma das manifestações artísticas mais populares hoje em dia. Assistir a um filme é uma ótima programação de lazer, mas também pode ser utilizado como uma importante ferramenta para desenvolver a imaginação e a criatividade. Com o objetivo de inserir o cinema no ensino, o campus Irati da Unicentro promoveu o CineKids. Em dois dias de sessão cinematográfica, 400 crianças da rede municipal de ensino participaram das atividades no Auditório Denise Stoklos, em alusão à Semana da Criança.

Algumas crianças não tem acesso, então é uma maneira de alguns conhecerem esse tipo de cultura. Momentos assim sempre são de suma importância, porque sai ali do saber da sala de aula para o mundo, para ver que a escola pode ser interessante fora também”, comentou a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Padre Wenceslau, Alcinéia Pelek. A coordenadora também acrescentou a importância de estabelecer uma relação entre os alunos e a universidade desde cedo. “Essa ligação com a universidade eu acho muito importante, porque a universidade vai até a gente e a gente pode vir até aqui também, para estabelecer esse vínculo e até, mais tarde, alguns voltarem para cá”, idealiza.

Depois do cinema, as crianças participaram de um pique-nique…

O projeto CineKids é coordenado pelo agente universitário Nelson Susko, que é responsável pela Seção de Relações Comunitárias do campus Irati da Unicentro. “O objetivo está sendo atingido que é essa interação entre universidade e comunidade. Estamos recebendo resposta da sociedade, estão vindo e participando das nossas atividades e nós estamos indo até a comunidade, que também pede o nosso apoio, o nosso auxílio”, explica.

As crianças que participaram do Cine Kids puderam escolher entre duas opções de filmes infantis: Brichos 2 ou Paddington 2. O primeiro é uma animação e o segundo um live-action. Além do filme, a programação na universidade foi estendida um pouco mais, para que os pequenos pudessem aproveitar bastante o que a instituição pode oferecer. “Esse ano nós propusemos essa ideia de que a escola poderia trazer o seu lanche, poderia fazer um piquenique ocupando o espaço externo. Os alunos de Educação Física teriam uma atividade lúdica, uma brincadeira com os alunos”, contextualiza Susko.

…e de atividades recreativas com estudantes de Educação Física (Fotos: Coorc)

A atividade proposta pelos alunos da Educação Física foi uma interação com as crianças, que incluiu dança e brincadeiras. Para que tudo ficasse ainda mais divertido, os estudantes se vestiram de palhaços. A ação também despertou o interesse de estudantes de outras áreas, como a Cauynê Freitas Vieira, que está no segundo ano de Psicologia da Unicentro, e também entrou para o time de palhaços que animaram o CineKids. “Eu adoro criança, então pra mim é muito gostoso ver elas felizes, animadas e participando. A gente entrando em contato com a sociedade, conseguimos entender melhor o contexto em que elas estão se desenvolvendo e também trazer um pouco do que a gente aprende dentro da universidade para essas atividades”, complementa a acadêmica.

E essa participação dos estudantes da Unicentro na programação infantil promovida no campus Irati fez toda a diferença. “Eu gostei da dança e das músicas, e aí eu tava dançando”, relatou o aluno da Escola Padre Wenceslau, Jean Spetch Baier, de cinco anos de idade, sobre a interação com os palhaços.