Estudantes de Ciências Biológicas participam de Semana Acadêmica

Agregar conhecimento à formação dos novos profissionais da Biologia por meio de palestras, mesas redondas, oficinas, saídas de campo e exposições. Esse é o objetivo da 23. edição da Semana Acadêmica de Estudos de Biologia, que esse ano teve como tema Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social. Segundo o presidente do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas, Rhuann Taques, os alunos participaram das atividades ofertadas por profissionais de diversas áreas. “A gente tentou planejar dê uma forma que ela fosse embalada pelos três pilares que sustentam a universidade: ensino, pesquisa e extensão”.

A professora Maria Luisa Tunes Buschini ministrou uma palestra sobre o comportamento animal numa abordagem evolutiva. Ela destaca que muitos alunos podem encontrar, nesse tipo de atividade, conteúdos vistos mais superficialmente em sala de aula. “É importante porque mesmo a questão comportamental é fundamental para o planejamento de conservação e manejo das espécies. Então, como que você vai querer manejar e conservar uma espécie se você não conhece nada da biologia? Dela e muito menos do comportamento dela no habitat natural”, afirma.

Atividades foram planejadas pelos próprios alunos (Foto: Coorc)

Para a chefe do Departamento de Biologia, Patricia Carla Giloni de Lima, a Semana Acadêmica, além de trazer novas experiências, pode despertar o interesse dos alunos para novos campos de atuação dentro da Biologia. “Não só a oportunidade de troca de experiências, atualização profissional e até o despertar para áreas que muitas vezes não são abordados nas disciplinas, eles têm a oportunidade de vivenciar um pouco disso”.

Despertar o interesse em novos campos também foi o que destacou a aluna do terceiro ano de Biologia Aline Siqueira. “É muito ampla a Biologia. Então, você quando está fazendo a graduação não sabe exatamente aonde você quer seguir e – com essas palestras, minicursos – você ter um contato maior com os profissionais até mesmo com outros alunos de outros cursos facilita bastante”, diz.