O primeiro dia de vestibular da Unicentro contou com 7.835 participantes

Começou hoje (22) a primeira etapa da prova do vestibular da Unicentro. Um domingo ensolarado e cheio de expectativas para cerca de 7.835 vestibulandos. Ariane Milena Antunes, de 17 anos, estava ansiosa para a chegada do dia da prova, foram meses de preparação para ingressar em Letras- Português, no campus Santa Cruz. “Optei por Letras porque tenho paixão por leitura e a estrutura da língua. Eu estou bem nervosa, mas acredito que vou bem porque eu estudei e me preparei”.

Apesar de nervosos, muitos vestibulandos estavam otimistas com a prova. Cleise Debastiani veio de Bituruna. “É um sonho de infância fazer Medicina Veterinária, é meu foco, eu estudei bastante, me preparei. Vim com muitas expectativas”. Assim como o Bruno kubiack, de 16 anos, que veio de Curitiba para fazer o vestibular de medicina. “Eu estudei muito, vou fazer meu melhor. Sempre foi meu foco, medicina é concorrida, mas é meu objetivo de vida. Escolhi a Unicentro por ser reconhecida no mercado de trabalho, tem nome, eu acredito no potencial dos profissionais da Universidade”.

O cursos mais concorridos neste ano são: Medicina com 4.581 inscritos, 143,16 pessoas por vaga. Psicologia com 269 inscritos, 22,42 pessoas por vaga e  Medicina Veterinária com 499 inscritos, 14,26 por vaga.

As aplicações da prova estão divididas entre Guarapuava, Irati, Pitanga, Chopinzinho, Prudentópolis e Coronel Vivida. São 1.535 vagas distribuídas entre 41 cursos da universidade. 293 dessas vagas destinadas a cotas sociais.

Dos 8.389 inscritos inicialmente, 7.835 compareceram aos locais de prova. Foram 554 desistentes: 8 em Chopinzinho, 43 em Pitanga, 33 em Laranjeiras do Sul, 22 em Coronel Vivida, 146 no Campus de Irati. Já em Guarapuava, foram 150 desistências no campus Cedeteg e 152 no campus Santa Cruz.

Segundo a diretora de coordenação de processos seletivos, Maria Aparecida Mores, foram várias semanas de planejamento e mais de 500 fiscais para trabalhar na seleção. “Temos que fazer muita conferência de todo material, temos que ter muito cuidado já que são vários locais de prova. Neste primeiro dia, tivemos candidato que precisou de atendimento especial de última hora, vestibulandos que foram em locais de provas errados, perderam a hora. Por isso que sempre aconselhamos o candidato, para ele verificar o ensalamento 15 dias antes da prova”.

Os Candidatos vieram do Brasil inteiro para tentar uma vaga na Unicentro, a maior concentração deles é do Paraná. Élcio Luiz Bord é pai da Julia de 17 anos, eles vieram de Maringá almejando uma vaga em Medicina. “Ela já vem se dedicando a  três anos, já prestou outros vestibulares e passou, então nós estamos com muita expectativa que ela vá muito bem na prova hoje. Nós sempre ouvimos falar muito bem da Unicentro, queremos ela aqui”.

“A Unicentro está localizada em uma região que envolve mais de 50 municípios com mais de um milhão de habitantes e por ela ser reconhecida, os cursinhos, os colégios, as revistas de educação referenciam ela para fazer o vestibular e assim, vem candidatos de várias regiões. Isso reflete uma campanha de vestibular forte que a Unicentro faz e atinge todo público, trazendo alunos dos mais diversas cidades. O curso de medicina por exemplo, traz muitos candidatos, é um curso muito concorrido e nosso número é semelhante ao das grandes universidades brasileiras”, relata o reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza.

Os portões foram fechados às 14 horas em todos os locais de aplicação da prova. O tempo de permanência em sala é de 2 horas nos dois dias. Os candidatos podem deixar o local da prova a partir de 16 horas. Esta primeira etapa é composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira Moderna, além de uma redação sobre um dos três temas propostos.

Uma novidade este ano é que as provas e os gabaritos serão disponibilizados no site, instagram e facebook do vestibular a partir de amanhã (23). A segunda etapa será realizada no sistema de vestibular vocacionado, de acordo com o curso escolhido pelo candidato. As questões são de Física, Matemática, Química, Sociologia, Filosofia, Geografia, História e Biologia.