Abertas as inscrições para exame de proficiência em línguas estrangeiras no campus Irati

Compreender uma língua estrangeira nos permite ir além. E para o trabalho de um pós-graduando, essa habilidade pode ser uma grande aliada para o aperfeiçoamento da sua pesquisa acadêmica. “As línguas estrangeiras possibilitam o acesso, especificamente para rotina de um pós-graduando pesquisador, ao conhecimento de outras pesquisas que são realizadas em outras partes do mundo”, explica o professor Tadinei Daniel Jacumasso, do Departamento de Letras do campus Irati da Unicentro.

O professor Tadinei é o coordenador do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira no campus Irati, que está com inscrições abertas para as provas deste segundo semestre. O teste pode ser feito em inglês ou espanhol e tem como público-alvo, principalmente, os alunos que já estão fazendo mestrado ou doutorado, e também os que querem ingressar nesses cursos. Isso porque os programas de pós-graduação exigem a proficiência em uma ou duas línguas estrangeiras. “A maioria das universidades aceita os nossos certificados, universidades de outros estados, mas fica um alerta para quem quer se inscrever, que verifique junto ao seu programa de pós-graduação, seja os que já estão em algum programa ou aqueles que querem ingressar”, reitera Tadinei.

O coordenador do Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras do campus Irati explica como é a estrutura e conteúdo dos testes. “São provas objetivas, ou seja, na prova de espanhol, por exemplo, são dois textos e de cada texto nós fazemos cinco questões. Então, são dez questões objetivas com cinco alternativas cada questão, cada item que nós pedimos. São questões de interpretação textual, de conhecimento da língua inglesa e da espanhola. Nós tentamos medir a capacidade do aluno de interpretar, a capacidade de compreensão leitora na língua estrangeira. Os textos não são específicos de uma área, são textos gerais, geralmente tratam de assuntos atuais, sobre política, ciências, cultura”.

As inscrições para o Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras do campus Irati podem ser feitas até o dia 18 de setembro pelo site. A taxa de inscrição é de 80 reais. Os candidatos terão duas horas para resolver as questões da prova, que começa às 14 horas do dia três de outubro. A organização alerta para que os inscritos cheguem antecipadamente, pois os portões fecham às t13h30. É permitida a consulta individual a dicionários impressos durante a prova. O resultado sai no site da Unicentro no dia 15 de outubro.