Primeira Manhã de Ciências do campus Cedeteg é um sucesso

Primeira Manhã de Ciências do campus Cedeteg é um sucesso

Mais de 600 pessoas passaram pelo campus Cedeteg durante a primeira edição da Manhã de Ciências. Entre os visitantes estavam professores e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas de Guarapuava e Pinhão. No evento, eles puderam conhecer um pouco mais sobre projetos de extensão e cursos de graduação ofertados no campus e pela universidade. A Manhã de Ciências foi viabilizada a partir de uma visita à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, e realizada por uma equipe multidisciplinar. 

Nós temos um grupo pensante, o qual nós provocamos essa discussão para dentro da universidade. Nós conhecemos um pouco mais o que vem sendo feito na ciência, tecnologia e inovação, trouxemos essa discussão para dentro da universidade e vimos aí uma ampla oportunidade para mostrarmos o que realizamos em termos de ciência, tecnologia e inovação a partir dos seus objetos científicos, a partir também da colaboração dos diferentes grupos de pesquisa de departamentos, envolvendo a graduação e pós-graduação na universidade como um todo”, conta o professor Lisandro Schmidt, do Departamento de Geografia da Unicentro. 

Cedeteg recebeu estudantes de escolas públicas e privadas

Quem passou pelos 13 estandes montados no campus pode conhecer um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas por professores e acadêmicos de cada área. No espaço reservado ao curso de Química, por exemplo, foram os experimentos que chamaram a atenção dos visitantes. “A gente está fazendo vários experimentos, trazendo várias coisas para tentar trazer a galera do Ensino Médio, do Fundamental para o nosso curso. Tem a extração do óleo essencial que a gente encheu de corante para ficar colorido, tem essa aqui que é a explosão, que é chamado de “pó nervosinho”, que vai explodir, vai fazer barulho, vai criar fumaça. E a gente tem um jogo que está dando brinde para quem acertar as questões para ligar os elementos da Tabela Periódica na sua descrição”, detalha a acadêmica Emanuele Costa.

Ana Letícia Ferreira, aluna do Colégio Maria de Jesus Pacheco Guimarães, conferiu todas as atividades expostas. As que mais chamaram a atenção da estudante foram as da área de saúde. “Eu, particularmente, prestei bastante atenção na barraca com os cursos de Enfermagem, porque esse é o meu plano de carreira. A gente viu as programações com arduíno, a gente viu a área de química, as experiências, a gente viu os simuladores de parada cardíaca”.

Para a diretora do Colégio Estadual Padre Honorino João Muraro, Angela Onofre, a Manhã de Ciências foi uma oportunidade para mostrar aos estudantes as diversas possibilidades que a universidade oferece. “Eu acho que, em primeiro lugar, é o incentivo para que eles pensem em uma faculdade, pensem em uma profissão, não importa qual a área que siga, mas que eles vislumbrem a continuidade do Ensino Médio e que vejam nisso aqui um despertar para alguma coisa lá na frente”.

A Manhã de Ciências também foi marcada pelo lançamento da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, a Inventum 2019. Para a divulgação, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, promoveu a Corrida Maluca, com os carros que participaram da disputa na edição de 2017 da Inventum. O objetivo dessa feira é demonstrar a produção científica, tecnológica e as inovações geradas por elas. Neste ano, a universidade terá um espaço no evento para divulgar o trabalho que vem realizando na área de ciência e inovação. 

Visitantes puderam conhecer cursos e trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos na universidade

A cidade de Pato Branco é uma referência no estado e no país em inovação tecnológica, em transformação digital, que é um caminho que Guarapuava também está conseguindo trabalhar e nada melhor do que a Unicentro se inserir nesse contexto. Resolvemos fazer o lançamento da Inventum na universidade, mais especificamente aqui no Cedeteg, como uma forma de sensibilizar nossa comunidade interna, nossos professores, nossos servidores e nossos docentes e mesmo a cidade”, complementa o chefe de gabinete da Unicentro, professor Márcio Fernandes.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi e o de Guarapuava, César Silvestri Filho, também visitaram da Manhã de Ciências e destacaram a importância da parceria entre os municípios e a universidade na realização de atividades que fomentem ações inovadoras. “Reconhecer esta vontade, essa determinação de fazer essa parceria para que a universidade possa participar da nossa Feira de Ciência, Tecnologia e inovação, a Inventum ,e abrir as portas também para gente fazer essa troca de informações. A Universidade, na sua concepção, tem como dever formar o indivíduo e transformar o indivíduo numa fonte de conhecimento e num universo de conhecimento”, avalia o primeiro. 

Guarapuava quer se firmar também como um polo de inovação, um centro de geração de conhecimento, de novas tecnologias, tendo a criatividade como elemento de aproximação entre as pessoas. A expectativa nossa é muito boa porque os eventos que nós já fizemos, as iniciativas que nós já tivemos aqui demonstraram um grande apoio da comunidade local, uma grande adesão do público. Eu tenho certeza que Guarapuava, mais cedo ou mais tarde, vai se firmar como um grande centro de inovação do estado também”, afirmar César.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, e o diretor de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Marcos Vinícius de Bortolli, destacaram que, a partir do que foi exposto durante a Manhã de Ciências, já é possível vislumbrar o sucesso da participação da Unicentro na Inventum 2019. “Acho que é fundamental essa interatividade, que as pessoas possam experimentar. Então, eu vi vários elementos que são extremamente interessantes desde a robótica, a física a química, a nutrição. É mostrar que a ciência, a tecnologia e a inovação, elas são extremamente interessantes. Eu acho que aqui, com os componentes que foram selecionados, a gente já fica criando uma série de ideias”, diz Géri. 

PET Física foi um dos grupos participantes

Nós esperamos que a Unicentro participe com todo entusiasmo que eles demonstraram aqui hoje, com todo o engajamento que nós vimos aqui e que eles possam curtir, aprender, e também levar conhecimento para nós lá na Inventum 2019”, finaliza Marcos.

Deixe um comentário