Duas startups da Unicentro participam da Semana de Inovação da Agroleite

Estudantes da Unicentro foram convidados pelo Sebrae para participar da Semana de Inovação, integrante da programação da Agroleite 2019, no município de Castro. A programação contou com atividades realizadas ao longo de quatro dias, todas voltadas para empresas, startups e pessoas que tem afinidade com a área do agronegócio. Foram palestras, workshops e mentorias para 35 startups.

Segundo o gerente de Inovação da Castrolanda, Márcio Copacheski, o objetivo da Semana de Inovação é fazer com que cooperados e colaboradores pensem como as tecnologias inovadoras pode impactar no negócio deles. “Nós queremos atrair a atenção dele, que minimamente pense, reflita e comece a olhar a inovação como algo presente no seu dia a dia, que esteja antenado com as tendências tecnológicas, principalmente do agro”, diz.

A aluna de Jornalismo da Unicentro Renatha Giordani foi uma das convidadas da Unicentro. Ela apresentou o ClubAgro, um aplicativo voltado para o setor do agronegócio, que une cooperado e cooperativa através de notícias e informativos. O projeto foi desenvolvido nas disciplinas de Empreendedorismo e Gestão de Negócios em Jornalismo e de Jornalismo Especializado. “Nós fomos convidadas pelo Sebrae de Guarapuava por termos participado em 2018 da Semana de Inovação aqui de Guarapuava e do Garage Startup, que são programas do Sebrae. Esse convite veio num momento que nós não esperávamos. E participar durante três dias de tanta imersão, tantas mentorias, palestras, conversas, nós mudamos muito de ideias e retornamos com outras e, principalmente, levamos o nome de Guarapuava e também o nome da Unicentro, que para nós é o principal: mostrar que a nossa universidade pública está produzindo, que está antenada com a inovação”, explica.

Semana de Inovação foi oportunidade de aproximar universidades de setor produtivo (Foto: Coorc)

O evento ainda contou com disputas de hackathon, uma maratona em que, durante três dias, as startups participantes desenvolveram soluções específicas para Castrolanda. As startups também se enfrentaram em uma batalha de pitches, apresentando suas ideias em poucos minutos para despertar o interesse do investidor. O intuito era mostrar soluções de mercado para o agronegócio, investidores, empresas e cooperados.

Essa iniciativa da Castrolanda, de inserir a Semana de Inovação na Agroleite, de acordo com Márcio Copacheski, é uma forma de estimular o pensamento inovador e de trazer as universidades para o ambiente cooperativo das grandes empresas. “Alunos tentando resolver problemas de empresas. Além do mais, um hackathon é uma experiência que, principalmente, desenvolve a criatividade nessas pessoas. Então, é profissionais que ainda estão no ambiente acadêmico e participam de hackathon, seguramente, eles vão ser mais empreendedores do que o restante”.

Outro grupo da Unicentro participante da Semana de Inovação da Agroleite foi o do mestrando em Agronomia Fábio do Nascimento Lima. Ele e os amigos criaram uma plataforma para conectar produtores e técnicos agrícolas. “Para nós da região de Guarapuava, é uma coisa meio nova, assim incipiente. Mas eu acredito que vai mudar esse cenário, vai mudar nos próximos anos aí e, para mim, em especial, é tudo novo, tudo interessante”, avalia Fábio.

No Pavilhão da Inovação, as startups exibiram seus produtos e projetos para investidores do ecossistema. A consultora do Sebrae Thaise Amaral Orita ressalta que essa foi uma maneira das empresas mostrarem soluções de negócio para o mercado de multinacionais. “A intenção é que elas criem parcerias, e que eles possam conhecer também quais são as dificuldades e os problemas que essas grandes empresas, que as cooperativas, que cooperados têm para que eles possam, talvez, tentar solucionar os problemas deles”.

A participação das startups de Guarapuava foi possível porque, há um mês, foi criada uma comunidade de inovação: a Nevalley. O objetivo, segundo o gestor de Startups e Tecnologia do Sebrae Marcos Ambrósio, é fomentar o ecossistema de inovação na região já que, fortalecendo o movimento do ecossistema, Guarapuava tem muito a ganhar. “A Nevalley surgiu pelo interesse dos próprios alunos, das próprias pessoas que têm startups, programadores e designers. E o Sebrae só promoveu esse espaço para que a comunidade pudesse ser criada. E, por enquanto, ainda é um trabalho inicial, onde estão sendo trabalhadas as pessoas para o entendimento desde o que é uma startup até a gente conseguir equalizar esse pensamento no coletivo e a gente poder trazer capacitações para que futuros empreendedores tenham mais sucesso no mercado”, detalha Marcos.