Unicentro recebe pesquisador da Stanford University

Um egresso da primeira turma do então curso de Análise de Sistemas da Unicentro está cooperando com projetos estratégicos em Inovação e Tecnologia no serviço público paranaense. Rodrigo Barbosa e Silva, formado na Unicentro em 1999, é pós-doutorando em Políticas Públicas para Educação, na Stanford University (Estados Unidos) e cientista do Lemann Center, um dos mais importantes centros educacionais do mundo.

Em sua passagem pela Unicentro, ele foi recebido pelo reitor, professor Osmar Ambrósio de Souza, e pelo chefe de Gabinete da Reitoria, professor Marcio Fernandes. “O empreendedorismo, a modernidade, as oportunidades abertas pelo desenvolvimento acelerado de tecnologias deve ser acompanhado da formação de massa crítica para compreender o que acontece no mundo. O Brasil forma pessoas com incrível capacidade técnica”, avalia Rodrigo. “Sobre Guarapuava, conheci formandos da Unicentro em projetos de ponta do mundo. Eu trabalho para que pessoas com enorme capacidade técnica, que estudam e criam tecnologias digitais, participem das discussões públicas sobre o desenvolvimento da nossa cidade, estado e país. A melhor forma dessas ideias se tornarem reais é pelas Políticas Públicas. Precisamos participar mais da concepção e da execução do futuro do Brasil”, comenta Rodrigo.

Unicentro e pelo secretário municipal Sandro Abdanur (Foto: Coorc)

O secretário municipal de Desenvolvimento e Inovação, Sandro Abdanur, também participou da reunião. Para ele, “Guarapuava está se transformando em termos de tecnologia de alto nível e é importante costurarmos parcerias com as universidades locais e de fora e, sobretudo, envolvendo talentos como o Rodrigo”. Entre as pautas discutidas estão a organização na cidade de um seminário, no mês de outubro, sobre a chamada Internet da Coisas (Internet of Things, em inglês), que busca a conexão de objetos do cotidiano com a rede mundial de computadores.

Rodrigo, que fez visita técnica no curso de Matemática Computacional da Unicentro em março passado, está envolvido ainda em um um programa de capacitação de Governança Digital no Paraná, que deve ser lançado neste semestre. “É bastante estimulante ver nossos egressos se destacando em nível internacional, como Rodrigo, e que a trajetória dele seja inspiradora para outros jovens”, avalia o reitor. “Certamente vamos avançar neste evento de outubro e em outras frentes que vão beneficiar tanto nossos alunos de graduação como de pós. Em breve, teremos novidades”, completa o professor Marcio.